Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo vacina grupos prioritários contra gripe neste sábado
02/05/2025
Evento detalha serviços oferecidos pela rede municipal
A Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo realizou, nesta terça-feira (14), encontro com profissionais da saúde para lembrar da campanha Dezembro Laranja – que trata da conscientização sobre o câncer de pele – e mostrar alguns serviços da rede pública de saúde. O prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, e o secretário municipal de Saúde, Dr. Gleison Rocha, estiveram no evento, chamado de II Encontro da Central de Regulação.
No encontro, houve palestra sobre a importância da doação de sangue, os atendimentos e cirurgias oftalmológicas na cidade, sobre a evolução dos tratamentos e cirurgias dos diversos tipos de câncer, transplantes, cirurgias dermatológicas e prevenção ao câncer de pele. Na ocasião, o prefeito aproveitou para anunciar que São Gonçalo terá vários ganhos na área da saúde no próximo ano.
“A gente assumiu o governo com vários problemas. O segundo andar do Hospital de Retaguarda Menino Deus não funcionava. Começamos a trabalhar e, hoje, a realidade é outra. Em relação ao coronavírus, a gente conseguiu uma coisa inédita, que foi o primeiro município do Brasil com a população acima de 200 mil habitantes a disponibilizar a vacina para os maiores de 18 anos. A nossa grande missão é resgatar a autoestima do gonçalense. Ano que vem, vamos ter muita notícia boa em relação à área da saúde. A gente está se esforçando. Nós vamos avançar e a gente depende da colaboração de todos para fazer essa cidade funcionar”, disse o prefeito.
Câncer de Pele – O cirurgião oncológico Marcelo Sá, chefe do serviço de cirurgia do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), palestrou sobre os tipos de câncer de pele e o que a população pode fazer para evitá-los. “A melhor maneira de evitar o câncer de pele é a prevenção. É muito mais barato prevenir do que fazer um tratamento de um paciente de câncer de pele. As principais recomendações são: evitar exposição solar prolongada, usar filtro solar (a partir do fator 30, o bloqueio é de 95%), roupas com fotoproteção, manter as crianças fora do sol e fazer o autoexame (verificar se tem pinta, lesão suspeita, alguma ferida que não cicatriza) e procurar o atendimento médico”, aconselhou o médico.
Idealizado pelo médico regulador da Central de Regulação, Dr. Ademir Defanti, o evento ainda mostrou casos de cirurgias oncológicas e dermatológicas em geral realizadas no Hospital Luiz Palmier (HLP), no Zé Garoto, pelos médicos Sílvio Renato e André Jaegger.
A central de regulação tem como objetivo principal unir as ações voltadas para o acesso da população aos serviços de saúde oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O setor ajusta a oferta disponível às necessidades imediatas da população, desde a marcação com um médico especialista até a realização de exames, tratamentos, internações e cirurgias. A equipe médica da central classifica o risco através de informações sobre as condições clínicas, exames complementares e diagnóstico médico.
Autor: Ascom
Foto: Ascom
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados