Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo faz ação nas escolas para atualizar cadernetas de vacinação
30/04/2025
O Comitê Gestor para Monitoramento do Aedes aegypti, criado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo, reuniu diversos profissionais na tarde desta quarta-feira (18) para discutir o combate ao mosquito transmissor da dengue, febre Chikungunya e zika na cidade. Entre as avaliações sobre as ações já realizadas no combate ao mosquito, foram discutidos o protocolo para manejo clínico de pacientes, ações da Vigilância Ambiental e formas de utilização do carro fumacê.
“O plano de controle do vetor deve ser discutido para auxiliar a pesquisa relacionada às ações de vigilância, prevenção, atenção à saúde e controle das doenças causadas pelo mosquito”, explica o secretário de Saúde e Defesa Civil, Dimas Gadelha.
Na próxima semana, a Brigada em Saúde Ambiental volta à ativa na cidade. O projeto atua capacitando a população em clínicas, escolas e empresas com o intuito de conscientizar a população dos riscos da doença e torna-los agentes multiplicadores contra o Aedes aegypti em seus ambientes de convívio, como residências e locais de trabalho.
Dados atualizados sobre as doenças causadas pelo Aedes mostram que foram notificados 9.231 casos de dengue, 324 chikungunya e 9.231 casos de zika, em São Gonçalo, no ano passado.
Ação de mobilização – No próximo dia 28, a Vigilância Ambiental realizará o Dia D de Combate ao Aedes, às 9h, nas praças do Gradim, Luiz Palmier (Rodo), Praça do Relógio (Alcântara), Shopping Partage e São Gonçalo Shopping. A ação mobilizará equipes de educação em saúde da Vigilância Ambiental, agentes de endemias, agentes comunitários e profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf). O encontro vai abordar a importância de acabar com os possíveis criadouros do mosquito nas residências.
“Precisamos estar todos unidos no combate ao mosquito. Os danos provocados pelas doenças transmitidas pelo vetor são grandes e podem ser irreversíveis ocasionando mortes. Vamos todos nos unir em torno desta luta”, destaca o prefeito da cidade, José Luiz Nanci.
Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Giley Oliveira
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados