Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo reduz taxa de mortalidade por infarto do miocárdio
01/05/2025
Programa faz busca ativa e tira dúvidas de usuários em shopping
A coordenação do Programa Ist/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo realizou, nesta quarta-feira (8), busca ativa para a realização dos testes rápidos para detectar as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), incluindo a HIV. A ação aconteceu no espaço da Saúde Não Pode Esperar no São Gonçalo Shopping. Nesta quinta-feira (9), a ação vai acontecer no Shopping Partage, das 10h30 às 15h.
Além da realização dos testes rápidos, a coordenação tirou dúvidas dos usuários sobre as ISTs, explicou sobre métodos preventivos, profilaxia pré-exposição (Prep) e profilaxia pós-exposição (PEP) e realizou distribuição de camisinhas masculina e feminina, além de lubrificantes. Apesar da ação ter sido intensificada com a busca ativa, ela já acontece de segunda a sexta (exceto feriados), das 10h às 17h, no espaço Saúde Não Pode Esperar. A distribuição de preservativos também é rotina em unidades de saúde da cidade.
“As ações nos shoppings são para reforçar os cuidados que as pessoas devem ter com as relações sexuais. Escolhemos este período devido à chegada do Carnaval. É importante que as pessoas se previnam contra as infecções sexualmente transmissíveis para evitar problemas no futuro. Por isso, além das orientações, nós fazemos os quatro testes para HIV, hepatites B e C e sífilis e encaminhamos os que testam positivo para os tratamentos”, disse Monique Gonzalez, coordenadora do Programa Ist/Aids e Hepatites Virais.
É rotina, em São Gonçalo, a distribuição de preservativos – tanto masculino quanto feminino – em todos os postos de saúde, clínicas, polos sanitários e PAMs durante os dias úteis da semana, das 8h às 17h. E, se alguém precisa fazer teste rápido para detectar se está com HIV, hepatites virais ou sífilis, também há vários locais disponíveis (veja abaixo). Se for detectada alguma infecção sexualmente transmissível, o indivíduo será encaminhado para tratamento e acompanhamento nas unidades de referência da cidade.
Quem fez sexo desprotegido (sem camisinha) e não quer ter dúvidas em relação à contaminação, pode realizar a Profilaxia Pós-Exposição (PEP). O método para evitar a contaminação pelo HIV pode ser iniciado até 72 horas após a exposição da pessoa ao vírus. A medicação com anti-retroviral tem 98% de eficácia quando usada corretamente.
Quem quer evitar a contaminação por HIV/Aids, antes de ter exposição de risco, existe a profilaxia pré-exposição (Prep), que cria uma barreira de proteção contra o vírus HIV, tendo 98% de eficácia. O propósito é prevenir e não tratar ou curar a doença. A Prep não protege contra outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como sífilis, clamídia e gonorréia. Ela é indicada para qualquer pessoa com mais de 15 anos e mais de 35 quilos.
Unidades com tratamentos, de segunda a sexta, das 8h às 17h
HIV:
Autor: Ascom
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados