Início > Saúde > Saúde de São Gonçalo inicia comemorações pelo Dia do Idoso

Saúde de São Gonçalo inicia comemorações pelo Dia do Idoso

Publicado em:  24/09/2021

Programação inclui série de atividades na próxima semana

A Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (Cosapi/SG) da Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo abriu a programação especial do Dia Nacional da Pessoa Idosa, nesta sexta-feira (24), no auditório da secretaria. A coordenadora da Cosapi, Maria da Conceição Mendonça, falou sobre o envelhecimento saudável, ensinou dança sênior para os participantes e encerrou a tarde com café, sorteio de brindes e entrega de certificado.

“É muito importante que saibamos envelhecer, envelhecer saudável e sabedores dos nossos direitos. A população do Brasil já foi de mais jovens, mas a pirâmide das faixas etárias está mudando e a previsão para o ano de 2050 é que tenhamos muito mais idosos do que jovens. Alguns cuidados são fundamentais e temos que saber deles. O principal é cuidar da cabeça e do corpo, obedecendo os limites de cada um”, disse a coordenadora.

O Dia Nacional da Pessoa Idosa é comemorado no próximo dia 27 de setembro e o Dia Internacional da Pessoa Idosa é comemorado no dia 1º de outubro. A programação para a população terá atividades nos polos sanitários, clínicas gonçalenses e encerramento no Teatro Municipal George Savalla Gomes, no Centro, com chá da tarde para idosos que são assistidos em programas municipais. Todas as unidades de Saúde da Família também terão orientações nas salas de espera sobre os tratamentos disponíveis para os idosos na cidade a partir da próxima semana.

Além dos atendimentos da atenção básica, São Gonçalo conta com o Espaço Avançado de Atendimento Integral ao Idoso, no Jardim Catarina, onde eles têm acesso a diferentes especialidades como geriatra, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, atendimento de enfermagem gerontológica, oficinas de estimulação cognitiva, oficinas de alongamento fisioterapêutico e os serviços da Secretaria de Assistência Social no mesmo espaço.

Programação:

27/09/21 – Atividade no Polo Sanitário Washington Luís, no Zé Garoto, às 8h30 e no Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, no Portão do Rosa, às 14h;

28/09/21 – Atividade no Espaço Avançado da Pessoa Idosa, no Jardim Catarina, às 8h30 e no Polo Sanitário Paulo Jorge Teixeira de Lima, no Jardim Catarina, às 14h;

29/09/21 – Atividade na Clínica Gonçalense do Mutondo, às 8h30 e no Polo Sanitário Hélio Cruz, em Alcântara, às 14h;

30/09/21 – Atividade na Clínica da Família Dr. Zerbini, no Arsenal, às 8h30 e no Polo Sanitário Augusto Sena, em Rio do Ouro, às 14h;

01/10/21 – Encerramento com chá da tarde no Teatro Municipal George Savalla Gomes, no Centro, com apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de São Gonçalo, apresentação de grupo de Dança do Ventre de Senhoras Idosas e entrega do Certificado de Reconhecimento aos grupos de Pessoas Idosas de 60, 70, 80, 90 e 100, às 14h.