Início > Saúde > Saúde celebra Dia Mundial da Tuberculose

Saúde celebra Dia Mundial da Tuberculose

Publicado em:  24/03/2017

A tuberculose tem cura, mas para que haja um controle efetivo da doença é indispensável que se detecte a tuberculose ativa e comece o tratamento correto. Nesta sexta-feira(24), profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Núcleo de Apoio de Saúde da Família (Nasf) de diversas unidades de saúde de São Gonçalo realizaram palestras educativas sobre formas de prevenir a doença. Somente em 2016, 560 casos foram registrados na cidade, enquanto em 2015 foram notificados 628 casos de tuberculose. Destes, 493 são casos novos, sendo 88% da forma pulmonar.

Na Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo, a subsecretária municipal de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues, realizou abertura do evento, onde lembrou que alguns pacientes podem não apresentar os sintomas ou estes podem ser ignorados por serem parecidos com os de uma gripe.

“Tosse seca e contínua se apresentando posteriormente com secreção e com duração de mais de quatro semanas, cansaço excessivo, falta de apetite e rouquidão são os sintomas da doença. Dificuldade na respiração, eliminação de sangue e acúmulo de pus na pleura pulmonar são característicos em casos mais graves. Por isso é importante que nossas unidades façam esse tipo de trabalho, para que a população conheça a doença e onde procurar tratamento”, explica a subsecretária.

Diversas unidades de saúde realizaram atividades sobre tuberculose nesta sexta. Entre as academias da saúde, a Venâncio Gomes, em Laranjal; Waldemar Lugão, em Monjolos; e Otão Deberg, em Santa Luzia, realizaram palestras e orientações sobre as doenças. Já entre as Unidades de Saúde da Família, participaram a USF Mahatma Gandhi, em Estrela do Norte; USF Getúlio Vargas, no Boa Vista; USF Louiz Pasteur, Guaxindiba; USF Elza Borges, em Santa Luzia; USF Santa Izabel e ESF Anaia Pequeno.

Há três anos, a dona de casa Marta Quintanilha, 51 anos, descobriu que tinha tuberculose e se tratou no ambulatório do Polo Sanitário Hélio Cruz, em Alcântara. Hoje, a filha de 22 anos também foi diagnosticada com a doença.

“Há dois meses ela começou a tossir e médicos deram o diagnóstico de alergia. Mas percebi que os sintomas eram iguais aos meus. Trouxe ela aqui para fazer o exame e se tratar”, contou Marta.

Pneumologista do programa municipal de tuberculose há 10 anos, Margarita da Mota disse que manter uma boa imunidade e evitar aglomeração em ambientes fechados são formas de se prevenir contra a doença.

“Existem grupos mais vulneráveis que em funções de outras doenças, como portadores de HIV, diabéticos e fumantes, têm defesas orgânicas reduzidas”, esclarece.

No dia 28 acontece o I Encontro Municipal do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, às 8h, no auditório da Universidade Estácio de Sá, em Alcântara.

Destinado aos profissionais da saúde, a atividade discutirá sobre a tuberculose no Estado do Rio de Janeiro e em São Gonçalo, além da importância do diagnóstico da doença, tratamento diretamente observado (TDO) e da experiência do teste gene xpert no município do Rio de Janeiro.

Serviço

Dois Pólos Sanitários do município estão disponíveis para que a população realize avaliação e atendimento de tuberculose. São eles o Pólo Sanitário Washington Luíz, localizado na Praça Estephânia de Carvalho, s/n, Zé Garoto, e o Pólo Sanitário Hélio Cruz, localizado na Rua da Concórdia, s/n, Alcântara.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Marcelle Côrrea