Início > Saúde > Saúde bucal: capacitação para atender pacientes com necessidades especiais

Saúde bucal: capacitação para atender pacientes com necessidades especiais

Publicado em:  29/05/2023

Qualificação aconteceu para mais de 100 profissionais das unidades de saúde da Atenção Básica e CEOs

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, através da Subsecretaria de Odontologia, realizou capacitação para as equipes de saúde bucal (cirurgião-dentista e auxiliar de saúde bucal) das unidades de saúde da família (USFs), nesta segunda-feira (29). O tema foi “Atendimento Odontológico aos Pacientes com Espectro Autista e Outras Necessidades Especiais”. A qualificação aconteceu em dois turnos – manhã e tarde – para mais de cem profissionais.

“Trabalhamos com atualizações constantes dos nossos profissionais. Atendemos pessoas especiais em todas as unidades de saúde da Atenção Básica que têm consultório odontológico e também nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) de Neves e do Barro Vermelho. Estamos implantando novos consultórios e temos que manter esses atendimentos com excelência”, explicou o subsecretário de Odontologia, Paulo Alberto do Nascimento.

As palestras foram realizadas pelos doutores Daniele Canelas, do Centro de Referência Municipal do Autismo; e Carlos Coutinho, do CEO de Neves, que ensinaram como proceder com os pacientes com espectro autista e outras necessidades especiais desde o primeiro contato no consultório até o tratamento e acompanhamento.