Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo vacina grupos prioritários contra gripe neste sábado
02/05/2025
A fisioterapia aplicada à saúde do idoso é uma meta da atual gestão da Prefeitura de São Gonçalo. Pensando em ampliar o acesso da população ao serviço em bairros afastados do centro da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde está implantando estúdios de fisioterapia em diversas unidades de saúde. O objetivo é potencializar as capacidades físicas destes pacientes, como força, equilíbrio e flexibilidade, minimizando os riscos de quedas. A primeira unidade a receber o equipamento foi a Clínica Municipal de Marambaia.
“Muitos idosos não conseguem se deslocar para outros bairros ou tem dificuldades para pegar transporte público. Por isso é interessante implantar o serviço dentro desses bairros mais afastados. Já contamos com o trabalho dos fisioterapeutas mas não contávamos com um estúdio para que a atividade fosse realizada”, explica o prefeito José Luiz Nanci.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Dimas Gadelha, com o aumento da idade, ocorrem perdas ósseas significativas, aumentando o risco de lesões.
“O trabalho da fisioterapia é tratar as alterações motoras e trabalhar a reabilitação destes pacientes. Isso melhora a capacidade funcional. A prática de atividades físicas reduz a fragilidade causada pela inatividade. Contamos com diversos grupos de atividades físicas nas unidades de saúde da cidade, além das academias da saúde que também estão disponíveis em vários bairros”, conta o secretário.
Inaugurada há três meses, a Clínica Municipal de Marambaia foi pioneira na implantação do serviço, que é realizado por profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf). Uma das pacientes é a aposentada Grinalda Castilho, 61 anos. Moradora de Vista Alegre, ela começou o atendimento em fisioterapia há um mês.
“Tenho uma ruptura do tendão do ombro e sinto muitas dores. Meu caso é cirúrgico mas só o fato de estar fazendo esses exercícios sinto uma diminuição muito grande nas dores. Achei ótimo poder contar com o serviço bem próximo da minha residência, é muito mais prático”, comemora.
Outras três unidades irão receber os próximos estúdios de fisioterapia nos bairros Gradim, Zumbi e Arsenal.
Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Marcio Oliveira
Fonte: Semsa
Notícias relacionadas
Mais Acessados