Início > Educação > São Gonçalo vai ampliar unidades para Educação Infantil

São Gonçalo vai ampliar unidades para Educação Infantil

Publicado em:  10/07/2023

Três creches irão garantir mais 300 vagas

O próximo ano letivo vai contar com mais duas creches novas em São Gonçalo, abrindo mais 200 vagas para Educação Infantil. A construção das Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEI), nos bairros Almerinda e Jardim Bom Retiro, continua avançando. Nesta segunda-feira (10), as obras estão em fase de finalização dos muros e escavação para entrar na fase de concretagem e receber os pilares da estrutura das creches. O secretário de Educação, Maurício Nascimento, visitou as duas obras.

A construção das creches é fruto de um projeto de captação de recursos da Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Os projetos contam com oito salas de aula com banheiros adaptados infantis, fraldário, cozinha, refeitório, salas para espaços alternativos e toda a estrutura para atender aos alunos de 0 a 5 anos e 11 meses.

É importante lembrar que, recentemente, a construção da UMEI Professora Silviane Moraes de Oliveira Martins, em Marambaia, foi concluída.

“Neste ano, vamos entregar a Umei localizada no bairro Marambaia, com toda a infraestrutura para atender os nossos alunos. Agora, por entender a crescente demanda por vagas nesta faixa etária, já estamos construindo creches em locais estratégicos do município, aumentando a oferta de vagas para os próximos anos letivos”, disse o secretário.

Oferta de vagas – A Secretaria de Educação, entendendo a grande procura por vagas em escolas municipais, abriu, na pré-matrícula para o ano letivo de 2023, mais 68 novas turmas, totalizando 1700 vagas a mais do que no ano passado, que contemplam Educação Infantil, Fundamental I e Fundamental II. Com a construção de mais três creches, nos bairros Marambaia, Almerinda e Jardim Bom Retiro, o município vai oferecer, no próximo ano letivo, aproximadamente 300 vagas a mais para a Educação Infantil.

Foto: Julio Diniz