Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo mantém serviços essenciais no feriadão
29/04/2025
Agentes de endemias passam por capacitação
Agentes de endemias que trabalham na Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo passaram por capacitação, na manhã desta terça-feira (2), para trabalhar com o novo equipamento para a eliminação do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A coordenação de vetores apresentou o novo material e ensinou os agentes a manusearem o equipamento, que será usado para o bloqueio químico e circulação viral das arboviroses. Os novos equipamentos já entraram em uso nesta terça-feira (2).
“Esses novos equipamentos são de última geração e substituirão os antigos, que já estão obsoletos. A eficácia do equipamento é muito melhor em relação ao anterior. A máquina anterior é muito pesada. O uso da nova vai facilitar o carregamento e o manuseio, pois é muito mais leve”, disse o diretor da Vigilância Ambiental, Edson Vieira.
Os gonçalenses podem ajudar o trabalho dos agentes no controle dos vetores não deixando acúmulo de água nos ambientes. Qualquer gota d’água pode se tornar criadouro do mosquito. Por isso, é importante limpar calhas e ralos, tapar caixas d’água, colocar garrafas e recipientes com a boca para baixo, preencher os pratos de vasos de plantas com areia, manter lonas de materiais de construção e piscina sempre esticadas, guardar pneus velhos e manter tonéis e latões fechados.
A Vigilância Ambiental mantém o pronto-atendimento. Qualquer cidadão pode ligar para o setor e pedir uma visita nos casos de infestação de qualquer vetor. Os pedidos são atendidos, em média, em uma semana. Nesses casos, os agentes averiguam a denúncia e realizam a ação necessária para acabar com os vetores. As denúncias podem ser feitas pelo telefone da Vigilância Ambiental (21) 3195-5198, ramal 1008 ou da Coordenação de Vetores (21) 2604-6446.
Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz
Notícias relacionadas
Mais Acessados