Educação
Centro de Referência em Autismo estimula independência e autonomia dos atendidos
03/05/2025
Implantação do cardápio unificado e alimentação saudável garantem redução de sobrepeso e magreza acentuada
A Subsecretaria de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação de São Gonçalo realiza, desde 2021, a avaliação nutricional por amostragem dos estudantes da rede municipal de ensino, onde são avaliados o peso e a altura dos estudantes para fazer o cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC). Com o resultado, é possível saber a porcentagem dos alunos que estão desnutridos, com o peso adequado, com sobrepeso ou obesidade para fazer uma comparação e entender as necessidades da rede.
Ao longo destes anos, foi possível perceber uma redução na porcentagem de alunos com obesidade, bem como magreza acentuada. Em 2021, a avaliação mostrou que 41,1% dos estudantes estavam com sobrepeso e 6,3% estavam abaixo do peso ideal, sendo 52,6% no peso adequado. Já na avaliação de 2024, foi possível perceber que o número de sobrepeso caiu para 31,8%, e o de magreza caiu para 3,5%, aumentando para 64,7% o número de alunos no peso adequado.
“Esse resultado é um reflexo do trabalho que tem sido realizado nas escolas, com alimentação saudável, conscientização e capacitação dos manipuladores de merenda. É muito importante oferecer esse cardápio balanceado, com acesso a todos os gêneros necessários para a manutenção da saúde. As nutricionistas trabalham para trazer variedade e qualidade para os alunos e esses números mostram que estamos na direção certa”, afirmou a subsecretária de Alimentação Escolar, Pâmela Lemos.
Alimentação Escolar
Em quatro anos, a alimentação escolar foi totalmente transformada. Com a implementação do Cardápio Único, elaborado por nutricionistas, a merenda escolar oferece todos os macro e micronutrientes necessários para o pleno desenvolvimento do aluno, com uma dieta rica em proteínas, carboidratos, legumes, verduras e frutas.
Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Notícias relacionadas
Mais Acessados