Início > Saúde > São Gonçalo tem projeto para orientar estagiários em Saúde

São Gonçalo tem projeto para orientar estagiários em Saúde

Compartilhe isso:


Publicado em:  10/08/2021

Núcleo de Educação Permanente em Saúde fará visitas a escolas e universidades

O Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo irá visitar todas as escolas técnicas e universidades conveniadas com a Prefeitura de São Gonçalo para esclarecer qual é a função do núcleo através do projeto Neps nos Cursos e Universidades. Responsável por destinar estagiários para as unidades de saúde da rede municipal, o Neps analisa toda documentação dos estudantes indicados pelas coordenações dos cursos. Se não houver pendências documentais, esses alunos são encaminhados para o estágio curricular obrigatório sem remuneração nas unidades de saúde de São Gonçalo.

Para explicar como funciona esse processo de inclusão, a coordenadora do Neps, Aline Serra, vai visitar as unidades escolares, semanalmente, para mostrar como os coordenadores das universidades e cursos técnicos devem orientar os estudantes para conseguirem o estágio. Para realizar o estágio, o estudante deve estar com a carteira de vacinação em dia, inclusive com a aplicação da segunda dose ou dose única contra o coronavírus; ter exames laboratoriais recentes e seguro pago pelo curso.

“O processo de integração e de adaptação para o estagiário podem impactar no desempenho e no futuro dele. O estágio é um instrumento de integração do estudante ao mundo do trabalho, em termos de aprendizado prático, aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e de relacionamento humano. Visando aperfeiçoar esse processo, o Neps criou esse mais novo projeto”, disse Aline Serra.

Além de mostrar como ser incluído no Neps, Aline vai abordar as normas de estágios, acolhimento, a escuta ativa, como se comportar, como atender pacientes, entre outros. “O nosso maior objetivo é mostrar o impacto do estágio na vida profissional dos estudantes para que eles entendam o fluxo e agreguem, de forma positiva, na qualidade da assistência dos munícipes”, finalizou Aline.

Autor: Ascom
Foto: Ascom
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content