Início > Guarda Municipal > São Gonçalo tem programa de prevenção ao ‘bullying’

São Gonçalo tem programa de prevenção ao ‘bullying’

Publicado em:  06/09/2022

Equipe da Ronda Escolar faz atividades em escolas municipais

Com o objetivo de conscientizar sobre a violência e melhorar o comportamento dos alunos, a Escola Municipal Albertina Campos, no Mutuá, e a Ronda Escolar, da Guarda Municipal de São Gonçalo, prepararam o projeto Ação Conjunta de Prevenção à Violência e Bullying nas Escolas, que está trazendo palestras e rodas de conversa sobre o tema durante o mês de setembro. Nesta terça-feira (6), foi a vez de alunos da Educação Infantil e do Fundamental I participarem de atividades lúdicas e educativas sobre o tema.

A parceria surgiu quando a escola começou a perceber alguns episódios de bullying e conflitos, logo após a volta do ensino 100% presencial, e convidou a Ronda Escolar para realizar esse trabalho mais aprofundado, com a participação dos alunos, professores, funcionários e responsáveis.

“Além das palestras, nós trabalharemos com cada turma individualmente e, para fechar o mês, faremos algumas ações com os responsáveis”, disse a diretora, Mirtes Lessa.

Membro da Ronda Escolar, Theresa Siqueira vê a necessidade de tratar do tema. Ela conta que, para cada faixa etária, há uma abordagem diferente, necessária para manter o aluno sempre atento ao que está sendo dito. Para ela, a Guarda Municipal tem o papel de auxiliar a escola na formação dos cidadãos.

“Quando o aluno é da Educação Infantil, é importante tratar do assunto na linguagem dele, senão ele pode dispersar. É importante incutir na criança alguns valores desde cedo, para que ela se acostume com esses temas e para que outros temas venham”, explica Theresa.

Foto: Luiz Carvalho