Início > Saúde > São Gonçalo tem primeiro dia de prorrogação da Campanha de Vacinação

São Gonçalo tem primeiro dia de prorrogação da Campanha de Vacinação

Publicado em:  03/06/2019

Somente no primeiro dia da prorrogação da 21º Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, o município de São Gonçalo imunizou 5 mil pessoas que fazem parte do grupo prioritário indicado. Por conta da baixa procura e não atingir a meta de imunização, que equivale a 227.235 pessoas (90% do público-alvo), a Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando mais 10 dias para o grupo prioritário comparecer aos 73 pontos de vacinação, abertos de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h30, para se imunizarem contra a Influenza. Desde o início da Campanha, foram imunizadas 130 mil pessoas. No Estado do Rio de Janeiro, a vacinação exclusiva para o grupo prioritário deve ir até 15 de junho.

A campanha de imunização é voltada para crianças entre 6 meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias; maiores de 60 anos, idosos, gestantes e mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias; trabalhadores de saúde; professores da rede pública e privada; pessoas portadoras de doenças crônicas; adolescentes de 12 a 21 anos de idade em medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

O secretário municipal de Saúde, Jefferson Antunes, afirma que o município ainda está com um número baixo de procura pela imunização e o objetivo principal da vacinação é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus influenza.

“A vacina da gripe leva de duas a três semanas para surtir efeito. Esse é o tempo que o corpo precisa para, a partir da vacinação, produzir uma boa dose de anticorpos contra o vírus influenza para o inverno, quando aumenta o número de casos de pessoas com a doença. Ainda estamos com um número baixo. É essencial sensibilizar a população para que todos entendam a importância da vacinação”, declara Jefferson.

No município, idosos são o grupo com mais vacinados até agora, com 67 mil doses aplicadas. Um dos locais com maior fluxo foi o Polo Sanitário Washington Luiz, no Zé Garoto, por estar situado na região central da cidade, totalizando 40 mil doses aplicadas, tendo como maior público os idosos.

“Além da nossa unidade, temos 13 salas de vacina em postos de saúde vinculados ao Polo. Estamos com a expectativa de atingir nossa meta ou chegar bem próximo com esse prolongamento da campanha. Só hoje observei muitos pais trazendo seus filhos para se vacinarem e a tendência é esses números aumentarem, pois depois dos idosos com mais imunização no grupo prioritário vêm as crianças”, explica Jorge Barcellos, diretor do polo.

O aposentado, Fernando Fernandes, tem 91 anos e é morador do bairro Vila Lage. Todos os anos vai ao polo sanitário para se vacinar e se prevenir contra as complicações que a gripe pode ocasionar. “A campanha é uma oportunidade que a população deve aproveitar. Só pude vir agora no polo porque estava gripado e dependo de alguém para me acompanhar. Participo da imunização anualmente devido ao aumento do número de mortes por consequências da gripe, ainda mais com minha idade em que a imunidade já é mais baixa”, informa.

Autor: Raquel Muniz
Foto: Lucas Alvarenga