Início > Uncategorized > São Gonçalo será primeiro no Brasil em projeto do Arquivo Nacional

São Gonçalo será primeiro no Brasil em projeto do Arquivo Nacional

Publicado em:  17/03/2017

O prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, se reuniu hoje (17) com José Ricardo Marques, diretor-geral e presidente do Conselho Nacional de Arquivos, do Arquivo Nacional, que é subordinado ao Ministério da Justiça e Cidadania, para firmar um projeto pioneiro no Brasil: a digitalização de processos de todos os municípios. São Gonçalo será o primeiro município em todo território nacional a integrar o projeto. Nanci estava acompanhado por Vitor Marcelo Aranha, procurador-geral do da cidade, e pela primeira-dama, Eliane Gabriel.

“Conversamos bastante sobre o projeto e enxergamos uma grande possibilidade de agilizar os processos e promover mais transparência à gestão do município. Além do fato de São Gonçalo lançar o projeto, que é nacional, do Conselho Nacional de Arquivos”, afirma o prefeito.

O Brasil tem 5.570 municípios e o objetivo é realizar o projeto em todos, porém, o primeiro município será São Gonçalo.

Para o procurador-geral, “este é um avanço tecnológico necessário. Com isso, estaremos seguros e certos de que o município não corre o risco de perder nenhum tipo de documento. Também ganharemos em agilidade. Acreditamos estar dando um passo importante quanto à modernização do sistema do governo municipal”, concluiu Vitor Marcelo.