Início > Assistência Social > “São Gonçalo segue em fé” contra a intolerância religiosa

“São Gonçalo segue em fé” contra a intolerância religiosa

Compartilhe isso:


Publicado em:  21/01/2022

Coordenadoria de Assuntos Religiosos realiza evento na Câmara

No Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, lembrado nesta sexta-feira, dia 21 de janeiro, a Secretaria de Assistência Social, através da recém-criada Coordenadoria Municipal de Assuntos Religiosos (Comar), reuniu representantes de diversas matrizes religiosas em uma solenidade na Câmara dos Vereadores. 

Com o tema “São Gonçalo segue em fé contra o preconceito e a intolerância religiosa”, a solenidade contou com uma mesa de debate composta pelo coordenador da Comar, Carlos André Braga; a Mãe Márcia d’Oxum; o diácono Reginel Ayres; o professor Glauber Henrique; o vereador Professor Josemar; o conselheiro de segurança, Dr. José Antônio Borges; a Mãe Jussara; a presidente da OAB de São Gonçalo, Andreia Pereira; a budista Aretha Salles; e Waguinho Macumba. 

“A Comar foi criada com o objetivo de estabelecer um diálogo com as diferentes religiões presentes no nosso município, fazendo com que seus adeptos tenham acesso às políticas públicas existentes e que serão criadas. Sabemos que é um caminho longo e trabalhoso, mas estamos dispostos a promover o respeito e a paz entre as pessoas”.

A data foi escolhida em homenagem à Iyalorixá Mãe Gilda, que foi vítima de intolerância religiosa tendo seu terreiro invadido e sofrendo acusações de charlatanismo. Durante o ato de agressões físicas e verbais, Mãe Gilda teve um infarto e morreu.  

A coordenadoria tem como princípio construir políticas públicas voltadas às crenças, além de focar na atuação do poder público na sua forma ampla e igualitária, visando as peculiaridades de cada uma delas.

“Esperamos que a criação da coordenadoria seja um avanço, que as ações se concretizem de fato e que tenha o intuito de resgatar a paz e o respeito. As religiões têm como função promover a fé e a paz. Que a gente possa a partir de agora realizar um trabalho conjunto e que de fato se cumpra as políticas públicas. Espero que a cidade consiga avançar e que eu consiga cooperar o máximo que puder com minha vivência”, destacou Mãe Márcia d’Oxum. 

Durante a solenidade, a palavra que se destacou foi o respeito. “O evento nos mostrou que pessoas das mais diversas crenças podem se relacionar se houver o respeito entre as partes. Temos o livre arbítrio de escolha”, disse o pastor Roberto Marques.

“Vivemos tempos onde as religiões ainda são muito desrespeitadas, não só no Brasil como no mundo inteiro. Ter um evento que promova o debate e o respeito é essencial para nossa existência. Além disso, nos mostra que essa luta pela intolerância é de todos”, afirmou o  diácono Reginel Ayres.

Autor: Ascom
Foto: Lucas Alvarenga
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content