Início > Saúde > São Gonçalo segue com ações de sanitização

São Gonçalo segue com ações de sanitização

Compartilhe isso:


Publicado em:  24/10/2021

Trabalho desenvolvido no município recebe reconhecimento da ONU

Os serviços de sanitização e pulverização de inseticida de São Gonçalo receberam prêmio internacional em concurso realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU). A eficiência do trabalho fez com que ele se destacasse entre 92 empresas de 21 diferentes países. As ações são constantes em São Gonçalo e acontecem em todos os dias úteis da semana, exceto em dias chuvosos.      

A sanitização acontece nas ruas da cidade e órgãos públicos. O trabalho tem por objetivo romper a cápsula do coronavírus e eliminá-la do ambiente com o quaternário de amônia de 5ª geração diluído em glicerina, mesma tecnologia usada na China. Nesta semana, a sanitização beneficiará 31 bairros. Os locais são visitados pelas equipes da Vigilância em Saúde Ambiental em motofogs. Os bairros com maior índice de contaminação são priorizados, mas há visitação em todos os locais em semanas alternadas para que recebam a sanitização. 

Os bairros Arsenal, Eliane, Ieda, São Miguel, Barro Vermelho, Mutuapira, Cruzeiro do Sul, Engenho do Roçado, Ipiíba, Zé Garoto, Centro, Santa Catarina, Antonina, Rio do Ouro, Pacheco, Marambaia, Vila Lage, Nova Cidade, Várzea das Moças, Jardim Tiradentes, Lagoinha, Monjolos, Largo da Ideia, Covanca, Trindade, Maria Paula, Jardim Miriambi, Vista Alegre, Neves, Luiz Caçador e Recanto das Acácias serão contemplados.

Quando um local está incluído na programação da semana e chove, este bairro é recolocado na programação da semana seguinte até que seja feito o trabalho. Nenhum bairro fica sem a sanitização ou a aplicação do inseticida contra o mosquito Aedes aegypti.   

Inseticida – A Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo também realiza o trabalho de pulverização de inseticida para eliminar o mosquito Aedes aegypti – transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya. Para este trabalho, também são usadas as motofogs, que são monitoradas por GPS e acompanhadas em tempo real pela Secretaria Municipal de Saúde. 

A aplicação do produto será nos seguintes bairros: Paraíso, Vila Lage, Fazenda dos Mineiros, Patronato, Covanca, Salgueiro, Gradim, Neves, Palmeiras, Porto da Madama, Barro Vermelho, Itaúna, Coelho, Santa Catarina e Porto do Rosa. Vale lembrar que os produtos utilizados são autorizados pelo Ministério da Saúde e são os mesmos utilizados em todas as cidades do Brasil. 

Programação Sanitização: 

. Segunda-feira (25): Arsenal, Eliane, Ieda, São Miguel, Barro Vermelho, Mutuapira e Cruzeiro do Sul 

. Terça-feira (26): Engenho do Roçado, Ipiíba, Zé Garoto, Centro, Santa Catarina e Antonina

. Quarta-feira (27): Rio do Ouro, Pacheco, Marambaia, Vila Lage e Nova Cidade

. Quinta-feira (28): Várzea das Moças, Jardim Tiradentes, Lagoinha, Monjolos, Largo da Ideia, Covanca e Trindade

. Sexta-feira (29): Maria Paula, Jardim Miriambi, Vista Alegre, Neves, Luiz Caçador e Recanto das Acácias

Programação do controle de arbovirose:

Segunda-feira (25): Paraíso, Vila Lage e Fazenda dos Mineiros

Terça-feira (26): Patronato, Covanca e Salgueiro

Quarta-feira (27): Gradim, Neves e Palmeiras

Quinta-feira (28): Porto da Madama, Barro Vermelho e Itaúna

Sexta-feira (29): Coelho, Santa Catarina e Porto do Rosa

Autor: Ascom
Foto: Ascom
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content