Início > Saúde > São Gonçalo segue com a programação do Outubro Rosa

São Gonçalo segue com a programação do Outubro Rosa

Publicado em:  03/10/2021

Durante todo o mês serão realizadas ações de conscientização sobre câncer de mama e de colo do útero

A Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Saúde e Defesa Civil, e em parceria com a Coordenação de Políticas Públicas de Combate ao Câncer, tem uma programação especial  em comemoração ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama e de colo de útero.

A partir desta segunda-feira (4), Pátio Alcântara, Shopping São Gonçalo e Shopping Partage vão disponibilizar lojas para os eventos. Serão realizadas oficinas, exposições, cortes de cabelo e arrecadação de lenços durante todo o mês, além da possibilidade de marcação de exames (até 17h).

Na campanha #VáDeRosa, o bairro de Santa Isabel ganha reforço  nos dias 5 e 6 com o ônibus da Guarda Municipal, que vai estacionar na região, das 8h às 12h. O coletivo fará a vacinação contra a gripe, teste rápido das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e colo do útero.

No fim de semana, as atividades não param. No sábado (9), uma ação para coleta de sangue será realizada das 8h às 16h, no Centro de Oncologia, no Zé Garoto. Já no domingo (10), a pedalada rosa começa às 8h, com concentração na Rua da Caminhada.

Outros eventos e atividades irão acontecer nas salas de espera de postos de saúde e demais unidades de saúde da rede durante todo o mês.

“Temos um mês inteiro de programação, começando no dia 1º e encerrando no dia 31 de outubro. No entanto, temos que lembrar que a prevenção e o auto-exame devem ser feitos durante todo o ano. Quanto mais cedo for descoberto, mais chances eles têm de cura. É muito importante que todas fiquem atentas aos sinais e não ignorem pequenas mudanças no corpo”, disse a coordenadora de Políticas Públicas de Combate ao Câncer de São Gonçalo, Patrícia Silva.

Foto: Renan Otto