Início > Educação > São Gonçalo sedia Fórum de Mulheres Negras

São Gonçalo sedia Fórum de Mulheres Negras

Publicado em:  23/07/2018

Na próxima quarta-feira (25), o Clube Tamoio será palco do Fórum de Mulheres Negras de São Gonçalo (FMNSG), sob o tema “Dando Voz e Vez às Mulheres Negras”. O evento é uma parceria entre coletivos negros, movimentos sociais, conselhos de igualdade racial e secretarias municipais da Prefeitura de São Gonçalo. A programação começará às 9h e contará com várias palestras para discutir a situação da mulher negra nos dias atuais, entre elas uma intitulada “Mulher Negra Mostra Sua Cara”.

A programação do evento se desdobrará sobre diversos temas interligados, como as especificidades da saúde da mulher negra gonçalense e o empreendedorismo negro. Também haverá atividades culturais com oficinas de dança, turbantes, capoeira, alimentação alternativa, ervas medicinais. Participantes da Feira da Mulher Empreendedora de São Gonçalo também estarão presentes. Grupos de hip hop e baile charme contribuirão para movimentar o fórum.

Completando a grade do evento, rodas de conversas vão abordar questões sobre mulheres negras em situação de rua em São Gonçalo; perspectivas das mulheres negras idosas; situação das mulheres negras encarceradas; e o que existe em São Gonçalo sobre a atenção à saúde da mulher negra?

A entrada é gratuita, no entanto, a coordenação do evento solicita um quilo de alimento não perecível, que será destinado à entidades beneficentes da região.

Marcha – No próximo domingo (29), será a vez da Praia de Copacabana receber o movimento, desta vez através da realização da IV Marcha das Mulheres Negras 2018, organizada pelo Fórum Estadual de Mulheres Negras/RJ, com o tema “Pela vida do povo preto, mais Mulheres negras no poder”. A concentração será no Posto 4 da Praia de Copacabana, às 10 horas.

Fonte: Semed