Início > Assistência Social > São Gonçalo sedia encontro sobre atendimento a mulheres

São Gonçalo sedia encontro sobre atendimento a mulheres

Publicado em:  14/09/2023

Profissionais dos CEAMs recebem capacitação

Com o objetivo de promover a troca de vivências entre as políticas públicas voltadas à mulher, São Gonçalo sediou o 4º Encontro dos Centros Especializados de Atendimento às Mulheres (CEAMs) da Região Metropolitana II. O evento aconteceu, na manhã desta quinta-feira (14), na Universidade Uniasselvi, no Shopping Partage, e reuniu representantes dos municípios de São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito, Maricá e Niterói.

Com o tema “As Normas Técnicas e os Desafios Cotidianos Enfrentados”, o encontro – que faz parte de uma proposta da Secretaria Estadual da Mulher de capacitação bimestral de profissionais integrantes dos CEAMs -, debateu os regimentos da uniformização dos Centros de Atendimento às mulheres em situação de violências, através de uma leitura crítica e colaborativa.

“Capacitar os profissionais dos CEAMs é extremamente necessário devido às constantes transformações da violência e as alterações da lei. É uma honra receber os municípios da Região Metropolitana, pois podemos trocar informações e experiências mesmo sabendo que cada centro tem sua realidade própria, mas a política de enfrentamento à violência contra a mulher é única”, disse a subsecretária Ana Cristina da Silva.

Durante o encontro também foi realizada uma roda de conversa intitulada “Nós nos CEAMs”, cujo objetivo foi refletir sobre as atuações técnicas diante da realidade da violência doméstica, assim como avaliar os serviços realizados nos CEAMs, e a qualidade do atendimento às assistidas.

“Acreditamos na importância da articulação entre os municípios. Ficamos muito felizes de sediar o evento e estamos de portas abertas para realização de mais encontros para que juntos possamos fortalecer a rede de enfrentamento à violência contra a mulher”, disse o secretário de Assistência Social, Felippe Mattos Monteiro, que também participou da atividade.