Desenvolvimento Econômico
Jardim Alcântara vai receber mais uma etapa de obras de revitalização
25/04/2025
Inovação e soluções em geração de emprego e renda. Esta é a proposta do 1º Fórum de Indústria da Moda de São Gonçalo, que será realizado no dia 8 de agosto, no Partage Shopping. Promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o Fórum que é destinado a empresários e profissionais de diversos segmentos da moda, tem por objetivo retomar a potencialidade da cidade em investimentos na área. As inscrições, que são limitadas, poderão ser feitas no site da Prefeitura Municipal de São Gonçalo (http://www.pmsg.rj.gov.br) ou através do link: http://bit.ly/2YisJGm
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Agricultura, Pesca e Trabalho, Evanildo Barreto, o grande desafio é localizar esses empresários para contribuírem com a revitalização do setor no município.
“Pensamos em um evento que mostre que o formato do caminho das vendas mudou. Através de um fórum de discussão do segmento, observando as necessidades e as demandas, conseguiremos trazer o empreendedor para dentro do município. Um trabalho muito setorial e interdisciplinar. Queremos fazer a cidade aparecer no padrão de comportamento e desenvolvimento do país”, declara.
Na programação, que é voltada para os empresários da cadeia produtiva de moda em diversos segmentos, como roupas, uniforme profissional, bolsas, acessórios, sapatos e bijuterias, serão discutidos temas como: a transformação digital na moda, legislação do e-commerce, empreendedorismo e inovação, tendência da coleção outono/inverno 2019/2020 e competências profissionais e os desafios do mercado de trabalho.
Segundo o presidente do Sindicato da Indústria de Alfaiataria e de Confecção de Roupas de Homem de Niterói (Sindiconf), Aldeir de Carvalho, na década de 80 a cidade se tornou o maior centro industrial de confecções do Estado do Rio, chegando a ter em torno de 20 mil empregos diretos.
“A industria de confecção teve início em São Gonçalo nos anos 60. Já na década de 80 chegamos a ter em torno de 70% da economia formal. Hoje, se tivermos 20% de empregos formais na área é muito”, explica.
Para a subsecretária de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Valéria Dias, o objetivo é fomentar o ambiente de negócios e aumentar a visibilidade das indústrias e fornecedores do setor de moda.
“Queremos auxiliar os empresários da moda nessa missão. O município de São Gonçalo tem um potencial muito grande, pois grandes marcas do estado do Rio de Janeiro nasceram aqui. Então, criamos esse evento para chamar os fabricantes não só de roupa, mas de bolsas, acessórios, calçados, bijuterias e uniforme profissional a se atualizarem perante o mercado de trabalho atual e valorizar a indústria da moda. Nosso objetivo é fazer com que as fábricas voltem a gerar emprego, renda e fomentar a venda desse setor. Queremos revitalizar o polo de moda de São Gonçalo. Já investimos em diversos setores, como agricultura e gastronomia, agora chegou a vez da moda. Esse será o primeiro de muitos eventos de incentivo ao ramo”, finaliza.
Programação:
08/08 – das 13h às 19h
Partage Shopping – 2º piso / Loja 269
13h – Credenciamento
14h – Abertura
14h30 – Sebrae – Transformação Digital na Moda
16h – Coffee Break
16h30 – Fashion Law Oab Niterói e São Gonçalo- Legislação do E-commerce
17h Firjan, Giro Moda: Outuno/Inverno 19/20
18h Universo – Competências profissionais e os desafios do mercado de trabalho
Maiores informações através do número: 97475-9510
Autor: Ascom
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados