Início > Educação > São Gonçalo se destaca no atendimento a autistas

São Gonçalo se destaca no atendimento a autistas

Publicado em:  05/01/2023

Centros de referência oferecem terapias personalizadas

Trazendo educação, acolhimento e terapias, São Gonçalo conta, atualmente, com dois Centros de Referência em Autismo de forma gratuita que atendem, no total, 225 pessoas com laudo de Transtorno do Espectro Autista (TEA). As unidades, que ficam no Gradim e no Centro, são pioneiras no atendimento ao autista, sendo São Gonçalo o único município do Estado do Rio que oferece tal estrutura com recursos próprios. Este ano, a cidade pretende iniciar as obras do terceiro centro, no Mutondo.

Os Centros de Referência em Autismo Maria José da Silva Rodrigues e Marlene Felício Faria realizam terapias personalizadas para a necessidade de cada atendido, que englobam Sala de Recursos, oficinas de Artes, Educação Musical, Educação Física, Psicologia, Fonoaudiologia, Psicomotricidade, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, entre outras especialidades. Também são oferecidos atendimentos com nutricionistas, dentistas e assistentes sociais que colaboram para o desenvolvimento pleno do autista.

“Esses alunos merecem um atendimento de qualidade, com toda a estrutura necessária para a realização das terapias. Nosso plano para 2023 é inaugurar mais um Centro de Referência, no Mutondo, para ampliar a nossa oferta de vagas e conseguir atender e acolher os alunos autistas”, afirmou o secretário de Educação, Maurício Nascimento.

Além do cuidado com os atendidos, há também um acolhimento dos responsáveis que, muitas vezes, ficam na sala de espera aguardando os atendimentos. Aproveitando esse momento, já foram promovidos vários projetos como palestras sobre empreendedorismo, cursos de artesanato, oficinas de maquiagem, culinária, atendimento com dentista, pilates, ginástica funcional e rodas de conversa para oportunizar o tempo dos responsáveis. Em 2023, as unidades continuarão esse trabalho, cuidando também da rede familiar do autista.

O ingresso nos Centros de Referência em Autismo acontece por meio de sorteio e, no momento, é preciso aguardar a disponibilização de novas vagas. Para pleitear um lugar, o candidato deve ter laudo de autismo, morar no município de São Gonçalo e estar devidamente matriculado em uma escola municipal.

Foto: Luiz Carvalho/Lucas Alvarenga