Início > Coronavírus > São Gonçalo sanitiza áreas nos bairros Zé Garoto e Alcântara

São Gonçalo sanitiza áreas nos bairros Zé Garoto e Alcântara

Publicado em:  26/05/2020

A equipe da Vigilância em Saúde Ambiental realizou, na manhã desta terça-feira (26), a sanitização em torno do Centro de Triagem de Coronavírus, do Complexo Hospitalar Luiz Palmier, da Agência Central do Correios e parte da Praça Zé Garoto. A ação contou com agentes de Controle de Endemias utilizando uma motobomba acoplada a uma pickup, com quaternário de amônia de 5ª geração diluído em glicerina vegetal. A medida é para conter o avanço da Covid-19.

Além dos pontos no perímetro do bairro Zé Garoto, os profissionais também realizaram na parte da tarde a sanitização da Segunda Inspetoria da Guarda Municipal de São Gonçalo, localizada embaixo do viaduto de Alcântara. A ação visa proteger os profissionais que estão atuando em serviços essenciais no combate ao Coronavírus.

“A sanitização é extremamente importante para conter a doença no município. O quaternário tem a função desinfetante contra fungos, bactérias e vírus. A aplicação deste produto visa romper a cápsula do vírus e eliminar estes seres do ambiente”, explica o prefeito José Luiz Nanci.

Segundo o supervisor do Departamento de Vigilância Ambiental, Renato Rangel, o produto utilizado na sanitização elimina 100% do vírus, deixando o local seguro, já que ali é uma área de passagem.

Para garantir a segurança dos funcionários que trabalham na linha de frente, os profissionais foram capacitados e estavam protegidos com todos os equipamentos de proteção individual (EPIs). Antes de serem adaptados para o uso contra o Coronavírus, os equipamentos passaram por um processo de tríplice lavagem, seguindo a norma técnica NBR 13968 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).