Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo faz ação nas escolas para atualizar cadernetas de vacinação
30/04/2025
Atendimento segue até a próxima quarta-feira
A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo retoma a vacinação de todos os gonçalenses contra o coronavírus com mais de 5 anos nesta segunda-feira (18). Nesta semana, o serviço segue até quarta-feira (20). Na quinta-feira (21), feriado de Tiradentes; sexta-feira (22), ponto facultativo; e sábado, feriado de São Jorge; não haverá vacinação. O serviço será retomado no dia 25 de abril.
Os gonçalenses que estão com a segunda dose ou dose de reforço marcadas entre os dias 21 e 24 de abril, podem se imunizar a partir do dia 25 de abril, sem qualquer dano ao esquema vacinal. A Semsa disponibiliza 30 locais para a vacinação infantil – de 5 a 11 anos, das 8h às 17h. Para os gonçalenses com mais de 12 anos, 13 locais estão disponíveis, também das 8h às 17h.
A Secretaria também vacina com a quarta dose os idosos com mais de 80 anos que tenham mais de quatro meses de intervalo da dose de reforço (terceira dose). Para se vacinar, eles têm que apresentar o comprovante de vacinação com as três doses anteriores e a identidade. A Secretaria pede para que a população chegue aos pontos de vacinação uma hora antes do término da aplicação da vacina para que o expediente termine no horário previsto.
Para a aplicação da primeira dose, as pessoas com mais de 18 anos precisam levar carteira de vacinação e cartão do SUS ou CPF. Os menores de 18 anos devem apresentar caderneta de vacinação, cartão do SUS ou CPF, identidade e ir acompanhado de uma pessoa responsável com mais de 18 anos.
Já para a segunda dose, é obrigatório apresentar documento de identidade e o comprovante de vacinação da primeira dose. Para a dose de reforço é necessário levar identidade e comprovante de segunda dose. Para a dose adicional e de reforço dos imunossuprimidos, o comprovante da segunda dose aplicada/dose adicional, identidade e o comprovante/laudo da doença imunossupressora, respectivamente. Para a quarta dose dos idosos com mais de 80 anos, é necessário apresentar identidade e comprovante das doses anteriores.
Os pais que não tiverem como levar os filhos menores de 12 anos para a vacinação devem fazer documento por escrito (pai ou mãe) para qualquer pessoa com mais de 18 anos levar a criança até o ponto de vacinação. Neste caso, o genitor que assinar a declaração também deve entregar um documento de identidade com foto para o responsável provar a autenticidade do consentimento. Os pais também devem prestar atenção no intervalo de vacinas. Caso a criança tenha tomado alguma outra vacina, deve-se esperar 15 dias para a vacinação contra o coronavírus.
Acamados – Para as crianças entre 5 e 11 anos, os responsáveis devem enviar e-mail para: [vacina.acamados.sg@gmail.com](mailto:vacina.acamados.sg@gmail.com) para solicitar a vacinação em casa com as seguintes informações: nome, endereço, comorbidade ou deficiência permanente, motivo de ser acamado, idade e telefone para contato.
Confira público e quantidade de doses:
Idosos com mais de 80 anos – Quatro doses
Idosos com mais de 60 anos – Três doses
Adultos com mais de 18 anos – Três doses
Adultos com mais de 18 anos imunossuprimidos – Quatro doses
Jovens de 12 a 17 anos – Duas doses
Jovens de 12 a 17 anos imunossuprimidos – Três doses
Crianças de 5 a 11 anos – Duas doses
Adultos com mais de 18 anos que tomaram Janssen – Duas doses
Adultos com mais de 18 anos que tomaram Janssen e são imunossuprimidos – Três doses
Idosos com mais de 80 anos que tomaram Janssen – Três doses
Locais de vacinação infantil
Locais de vacinação para jovens e adultos
Autor: Ascom
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados