Meio Ambiente e Transportes
São Gonçalo recebe shows memoráveis em clima de paz e organização
23/09/2025
CSSG completa dois anos com vigilância em tempo real, de forma ininterrupta, 24h por dia
Com equipamentos de alta tecnologia e cerca de 440 câmeras de monitoramento espalhadas por pontos estratégicos da cidade, a Central de Segurança de São Gonçalo (CSSG) está completando dois anos de funcionamento neste mês de setembro. Coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Transportes, a Central é fundamental para auxiliar nas mais diversas ações de forças de segurança, concessionárias de prestação de serviços públicos e controle do sistema viário.
A CSSG fica baseada na Secretaria de Ordem Pública, no bairro Estrela do Norte, e conta com o trabalho de colaboradores capacitados para operar 24 horas por dia. A Central garante celeridade na atuação dos agentes públicos e de segurança da cidade, contribuindo para o bem-estar para a população e combate à criminalidade.
“A Central de Segurança foi criada a partir do compromisso do prefeito Capitão Nelson com a segurança pública. E os nossos profissionais vêm cumprindo esse papel com maestria nos últimos dois anos. Com câmeras de alta tecnologia espalhadas pela cidade, conseguimos auxiliar no combate ao crime, fiscalizar o trânsito e checar ocorrências num geral, incluindo emergências. O trabalho é ininterrupto. A proteção à população tem que ser constante”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Transportes, Fábio Lemos.
A implantação do CSSG integra a Meta 1 do Eixo Cidade Segura do Plano Estratégico Novos Rumos, desenvolvido pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais.
Nos últimos 12 meses, entre agosto de 2024 e agosto de 2025, 88 ocorrências captadas pela CSSG resultaram na condução de suspeitos a delegacias, numa parceria permanente com a Guarda Municipal da Prefeitura de São Gonçalo. Esse número é de prisões em flagrante. Ainda há ocorrências nas quais as câmeras ajudam em investigações e soluções de crimes. Além disso, todos os dias são flagrados casos de imprudência no trânsito, o que levou a Prefeitura a atuar de forma mais incisiva em campanhas educativas e de conscientização.
“Ao todo, a Central possui 440 câmeras espalhadas pelos mais diversos pontos da nossa cidade. O planejamento de onde essas câmeras seriam posicionadas foi pensado com todo cuidado para que pudesse auxiliar nas mais distintas ocorrências. Atualmente, nessas 440 câmeras, temos as câmeras fixas, as que giram em 360 graus, câmeras para identificação facial e de identificação de placas de veículos. Utilizamos aqui equipamentos de alta tecnologia e temos profissionais extremamente capacitados”, disse Walace Costa de Oliveira, diretor da CSSG.
Autor: Ascom
Foto: Luiz Carvalho
Notícias relacionadas
Mais Acessados