Início > Saúde > São Gonçalo reforça importância da doação de sangue

São Gonçalo reforça importância da doação de sangue

Compartilhe isso:


Publicado em:  14/06/2023

Hemonúcleo amplia atendimento para salvar mais vidas

No Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado nesta quarta-feira (14), a Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo reforça a importância do ato de solidariedade que pode salvar até quatro vidas por doação. 

O Hemonúcleo de São Gonçalo atende a todos os hospitais municipais da cidade e, desde a ampliação do horário de funcionamento da unidade, tem conseguido enviar bolsas de sangue também para o Hemorio, salvando mais vidas. Por isso, a Secretaria de Saúde reforça a necessidade da conscientização da doação entre a população.

Desde o final de fevereiro, o Hemonúcleo de São Gonçalo está funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os profissionais da unidade pedem para que os doadores cheguem até 30 minutos antes do fechamento para a doação. 

Aqueles que tiverem interesse em doar devem comparecer à unidade – que fica na Praça Estephânia de Carvalho, s/nº, anexo ao Polo Sanitário Washington Luiz, no bairro Zé Garoto – e iniciar o processo de cadastramento. Ao realizar o procedimento, o doador passa por uma triagem clínica, com entrevista, verificação da pressão arterial e teste de anemia para saber se está apto a realizar a coleta.

A doação de sangue é rápida e indolor. Em poucos minutos, é feita a retirada do sangue e, logo após a doação, a pessoa pode seguir a vida normalmente.

Após a doação, o sangue vai para o fracionamento e uma amostra passa por exames laboratoriais obrigatórios para detectar doenças como HIV, Hepatite B e C, doença de chagas e HTLV. 

Os requisitos necessários para doar são: pesar 50 quilos ou mais, ter entre 16 e 69 anos de idade (para menores de idade é necessário autorização dos responsáveis), ter um boa noite de sono, uma alimentação saudável, ter evitado alimentos gordurosos e não ter feito piercing e tatuagem há menos de seis meses.

Não é necessário estar em jejum, é preciso apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a ação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes de doar. No caso dos jovens de 16 e 17 anos, é necessária autorização dos pais ou responsáveis legais para realizar a doação, que deve ser entregue com uma cópia autenticada da identidade do responsável.

Serviço: 

O Hemonúcleo de São Gonçalo fica na Praça Estephânia de Carvalho, s/nº, anexo ao Polo Sanitário Washington Luiz, no bairro Zé Garoto. Doações de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, tendo que chegar até 30 minutos antes.

Autor: Ascom
Foto: Luiz Carvalho

Notícias relacionadas

Skip to content