Conservação
Dois homens são detidos por descarte irregular de lixo em São Gonçalo
28/04/2025
Cinquenta frentes de trabalho atuam nas áreas mais críticas
Equipes do Departamento de Conservação e Obras (DCO) da Secretaria de Conservação e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Gonçalo permanecem nas ruas desde as primeiras horas desta manhã, realizando a limpeza e retirada de lama e entulho acumulados após o forte temporal da noite de segunda-feira.
Cerca de 50 equipes estão percorrendo os bairros com caminhões e retroescavadeiras e equipamentos para poda das árvores. A maior parte da equipes estava concentrada, nesta quarta-feira (15), nas áreas mais castigadas e que receberam maior número de chamados pela população. O trabalho acelerado seguirá até que todas as ruas sejam atendidas.
O tempo permanece instável devido à atuação de áreas de instabilidade somadas ao calor e umidade. A condição meteorológica é de parcialmente nublado. A previsão é de tempo parcialmente nublado com possibilidade de pancadas de chuva, que podem ser moderadas a fortes, a partir do fim da tarde. Os ventos estarão fracos a moderados no período da tarde.
De acordo com o secretário de Conservação, Edson Leal, todas as equipes estão empenhadas em fazer a cidade voltar à normalidade.
“Nossa prioridade é retirar lama e o restante de lixo que acumulou. Depois disso, vamos seguir com o trabalho de limpeza preventiva que fazemos diariamente na cidade. Apesar de ter sido uma chuva atípica, onde o volume de água esperado foi extremamente elevado, vamos reforçar o pedido de colaboração das pessoas para não fazer o descarte irregular do lixo, pois isso colabora para o entupimento das galerias, ocasionando novas enchentes’, disse.
As equipes estavam na Avenida do Canal, no Vila Lage; na Rua 19 de Novembro, no Porto Novo; na Rua Geraldo Rocha, no Gradim; na Rua Visconde de Itauna, no Paraíso; na Rua Graciliano Ramos, no Boa Vista; na Estrada da Carioca e na Rua Osvaldo Corrêa, no Lindo Parque; na Rua Acácio Lima e Avenida Luís Correa da Silva, no Boaçu; na Rua Lúcio Tomé Feiteira, no Barro Vermelho; na Travessa Simões, no Pita.
Uma das piores chuvas da cidade em 18 anos
Durante todo o mês de fevereiro era aguardado na cidade o acumulado de 114,8mm de água da chuva. Na última segunda-feira (13), no período de uma hora, choveu 178mm, chegando a um total de 192mm em quatro horas de temporal. As chuvas dos últimos dias entraram para o ranking das piores na cidade desde 2005:
06/02/2010 – 252,8mm
07/02/2023 – 199,4mm
13/02/2023 – 192,0mm
Pontos de apoio abertos:
– Colégio Paulino Pinheiro Batista, no Barro Vermelho
– Ciep 041, no Luiz Caçador
– Escola Municipal Irene Barbosa, no Jardim Catarina
– Escola Municipal Pastor Haroldo Gomes, em Itaúna
– PX Clube, ao lado da APAE Paraíso
– Chopperia 3 Campos, na Trindade
– Paróquia Nossa Senhora Conceição, no Engenho Pequeno
– Espaço Avalon, no Coió
Defesa Civil – A Defesa Civil permanece monitorando os radares, aferindo a precipitação pluviométrica e informando a possibilidade de chuvas através de SMS e do Instagram @defesacivil_saogoncalorj, em atendimento ao cidadão Gonçalense, 24 horas por dia. Em caso de emergência, ligue 199 ou (21) 98737-0807.
Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados