Início > Saúde > São Gonçalo reduz taxa de mortalidade por infarto do miocárdio

São Gonçalo reduz taxa de mortalidade por infarto do miocárdio

Compartilhe isso:


Publicado em:  01/05/2025

Implantação de programa municipal é destaque em evento na Fiocruz 

 A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo participou da 5ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde na sede da Fiocruz, em Manguinhos, Rio de Janeiro, na última terça-feira (29). Promovida pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems RJ) e pela IdeiaSUS Fiocruz, a mostra reuniu 24 experiências exitosas de todo o Estado do Rio. São Gonçalo apresentou o trabalho chamado de “Implantação da linha de cuidado do infarto agudo do miocárdio no município de São Gonçalo/RJ”. 

Para a realização da mostra foram inscritos 179 trabalhos. E apenas 24 foram selecionados por uma comissão julgadora para a apresentação. O caso de São Gonçalo ficou em sexto lugar entre todos os inscritos. Os trabalhos selecionados para apresentação foram classificados obedecendo a critérios como caráter inovador; resultados alcançados; relevância; aplicabilidade; alinhamento às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS); organização e apresentação do texto.

A pesquisa de São Gonçalo foi realizada entre os anos de 2022 e 2024 e mostrou que houve diminuição da taxa de mortalidade de 13,1% em 2022 para 6,6% em 2023 e 3,7% em 2024. O tempo médio de internação também apresentou diminuição, passando de 11,8 dias em 2022 para 4,2 dias em 2023 e 2,3 dias em 2024, o que representa não só a qualificação da assistência, mas também a otimização do gerenciamento de custos das unidades.

O sucesso da implantação da Linha de Cuidados contou com o Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR), na Lagoinha, que possibilitou maior acesso da população ao tratamento adequado e em tempo hábil. Um dos grandes marcos da unidade de saúde foi o cateterismo. Nos dois anos da pesquisa, foram realizados 3.853 procedimentos. A unidade, que começou a funcionar em dezembro de 2022, permitiu expandir e qualificar o atendimento e, consequentemente, a redução na mortalidade hospitalar por infarto.

“Este resultado evidencia a relevância da utilização de ferramentas de gestão que possibilitam a execução de projetos inovadores e bem-sucedidos, com base em análises técnicas qualificadas de dados públicos, fundamentais para embasar decisões estratégicas.

Os 18 primeiros trabalhos classificados na Mostra Estadual estarão automaticamente selecionados para a “20ª Mostra Brasil, aqui tem SUS”, que será realizada de 15 a 18 de junho, em Belo Horizonte (MG), durante o 38º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e nosso município é um forte candidato”, explicou o subsecretário de Urgência e Emergência, Aclécio Araújo.

O trabalho de São Gonçalo é uma iniciativa da Subsecretaria de Urgência e Emergência, que objetivou avaliar a implantação da Linha de Cuidado do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) no município e seu impacto na mortalidade hospitalar. Os resultados indicam avanços significativos na assistência ao IAM na cidade.      

Autor: Ascom
Foto: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content