Desenvolvimento Econômico
São Gonçalo oferece 63 vagas de emprego em nova edição do Oportunidades
25/06/2025
Evento reuniu pescadores, técnicos e representantes públicos para refletir sobre os desafios da Baía
A cidade de São Gonçalo foi palco, nesta sexta-feira (11), de mais uma edição do Cine Debate promovido pelo Projeto de Educação Ambiental (PEA) Redes da Baía de Guanabara, realizado pela TotalEnergies, com apoio das Secretarias e Desenvolvimento Econômico e de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura. A atividade aconteceu no Shopping Partage e reuniu representantes do poder público, pesquisadores, pescadores e empresários ligados à Baía de Guanabara para discutir seu uso compartilhado e desafios.
O evento exibiu o episódio 2 da série documental Espelhos da Baía, que apresenta os diversos atores que utilizam o espelho d’água da Baía ao longo de um dia, como pescadores, empresas de turismo, embarcações de apoio à indústria petrolífera e esportistas. Após a exibição, o público foi dividido em grupos para oficinas temáticas, debates e preenchimento de avaliações digitais, resultando em reflexões coletivas e falas abertas sobre os caminhos para uma gestão mais eficiente e inclusiva da Baía.
Presente no evento, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Evanildo Barreto, ressaltou a relevância de São Gonçalo participar desse tipo de discussão.
“Fui convidado pela TotalEnergies e pela Secretaria de Estado da Economia do Mar para assistir a esse debate na Capitania dos Portos. Esse projeto é importantíssimo para dialogarmos sobre os desafios da nossa região e contribuir para a conscientização ambiental e social dos diversos atores que utilizam a Baía de Guanabara”, afirmou.
O Projeto Redes da Baía de Guanabara tem como objetivo apoiar os múltiplos usuários da região na construção de um espaço de diálogo público que contribua para o aprimoramento da gestão compartilhada desse território costeiro. A iniciativa integra as medidas de mitigação do Licenciamento Ambiental Federal conduzido pelo Ibama.
Atuando em sete municípios do entorno da Baía como Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Magé, Guapimirim, Itaboraí, São Gonçalo e Niterói, o projeto busca envolver não apenas usuários diretos da Baía, mas também os órgãos públicos responsáveis pela gestão ambiental e pelo controle do tráfego aquaviário.
Autor: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados