Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo vacina grupos prioritários contra gripe neste sábado
02/05/2025
Na maioria dos locais, resultados reagentes correspondem a metade dos exames feitos
A Secretaria de Saúde de São Gonçalo segue realizando o teste para detectar a covid-19 em onze pontos da cidade. As equipes que trabalham nos centros de testagem pedem que somente aqueles com sintomas se dirijam aos postos para realizar o exame neste momento de maior procura. O intuito é evitar que quem não está contaminado acabe se infectando na fila de espera. E as pessoas que estiverem com sintomas mais graves, como falta de ar, devem procurar diretamente as unidades de pronto atendimento, como o Pronto Socorro Central e o Pronto Socorro Infantil, no Zé Garoto, além das UMPAs de Nova Cidade e Pacheco.
A tenda montada na Praça Zé Garoto está realizando cerca de 2 mil testes por dia. O vigia Fabio Luiz de Andrade, de 42 anos, decidiu fazer o exame porque estava com alguns sintomas.
“Cheguei bem cedo aqui na praça para ser o primeiro. E consegui. Fui o primeiro da fila. Estou com dor de cabeça e dor no corpo, por isso resolvi testar hoje”, conta.
No caso da contadora Luciane Mendonça, de 35 anos, ela não tem nenhum sintoma, mas teve contato com quem testou positivo para a doença. Diante da grande procura, ela desistiu de realizar o teste.
“Eu viajei com algumas pessoas que testaram positivo. Não sinto nada. Mas queria fazer por precaução. Posso acabar transmitindo sem saber. Mas como tem muita gente, se eu não estiver doente, posso até contrair o vírus. Vou para casa e fico isolada mesmo mais alguns dias”.
No novo centro de testagem, aberto no ginásio da Universo, na Trindade, estão sendo realizados uma média de 1.200 testes diariamente. Na segunda-feira (17) foram 621 testes positivos e 644 negativos.
“Aqui, como o espaço é grande, a gente tenta deixar todo mundo afastado. Mas as pessoas têm colaborado bastante. Nossa equipe de enfermagem também colabora muito, fazendo um excelente atendimento. Todos estão muito preparados. Quando chega alguém passando mal, com sintomas mais graves, a gente nem testa. Pedimos que a pessoa vá direto para a emergência, para ser estabilizada e, caso o médico indique o exame, ai nós atendemos”, explica
Fabiana Nunes, coordenadora de urgência e emergência responsável pela tenda.
“Nós tentamos ainda dar um atendimento prioritário para idosos e deficientes. Temos uma equipe separada realizando cadastro e teste só com esse grupo de pessoas”, completa.
A enfermeira Rayane Santos, de 23 anos, que faz parte da equipe de testagem na Universo, disse que a maioria das pessoas está indo fazer o teste alegando que teve contato com alguém que está contaminado.
“A gente poderia dar um atendimento melhor caso viessem só as pessoas com sintomas”, explica.
Os locais atendem por ordem de chegada, a partir das 8h, alguns com distribuição de senhas antes do local abrir e outros com distribuição uma hora antes do posto encerrar o atendimento para quem já estiver na fila. Dependendo do número de pessoas, essa distribuição de senha será antecipada para que o atendimento seja encerrada até 17h.
É muito importante que toda a população mantenha as medidas restritivas e cuidados pessoais, como o distanciamento, uso de máscaras e higienização das mãos. Também é muito importante que os gonçalenses evitem aglomerações, usem álcool em gel e, nos locais de testagem, inclusive nas filas, mantenham a distância mínima de um metro, além de só sair de casa nos casos de necessidade.
Locais dos exames:
Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados