Início > Meio Ambiente e Transportes > São Gonçalo realiza soltura de tamanduá atendido na ASAS

São Gonçalo realiza soltura de tamanduá atendido na ASAS

Compartilhe isso:


Publicado em:  06/10/2025

Animal foi reinserido em seu habitat natural neste domingo

Representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo e agentes da Guarda Ambiental realizaram a soltura de um tamanduá em seu habitat natural na manhã deste domingo (05). O animal foi resgatado por agentes do Corpo de Bombeiros no município de Itaboraí, na última quinta-feira (2), e levado para a Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS), localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula.

“O tamanduá estava no quintal de uma casa e foi resgatado pelos bombeiros. Como não havia ferimentos, ele ficou em observação pela nossa equipe veterinária por três dias. Como estava bem e apto para soltura, foi feita a reintrodução na natureza na data de hoje”, explicou Fernando Medeiros, biólogo e técnico ambiental que é responsável pela ASAS e pela APA de Maria Paula.

A localização exata da soltura do animal não pode ser divulgada para evitar que ele seja caçado.

Vinculada à Secretaria de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo, a ASAS desempenha um papel central na proteção da biodiversidade local, resgatando animais silvestres em situação de risco e promovendo sua reabilitação.

Todos os animais levados para a ASAS passam por avaliação física, triagem e cuidados veterinários. Após a reabilitação, são preparados para soltura ou direcionados a instituições especializadas para continuidade do tratamento, dependendo do estado de saúde dos animais. O trabalho é guiado por protocolos técnicos e legais, com foco na saúde e conservação das espécies. Ao todo, a ASAS já resgatou mais de 3.500 animais desde sua inauguração, há três anos.

É importante ressaltar que a ASAS não acolhe animais domésticos vítimas de acidentes ou maus-tratos. A área de soltura é destinada exclusivamente a animais silvestres, com foco em espécies nativas da Mata Atlântica que necessitam de resgate. A população pode colaborar com o trabalho da ASAS entrando em contato com os canais oficiais sempre que encontrar animais silvestres em situação de risco.

Contato para resgate de animais silvestres pela ASAS

Telefone da ASAS: (21) 2199-6336

Endereço: Rua Rigel Pacca Corrêa, Maria Paula (APA das Estâncias de Pendotiba).

A unidade funciona diariamente, das 9h às 15h.

E-mail: asasambiental@pmsg.rj.gov.br

Comando de Polícia Ambiental

Telefone: 0300 253 1177

Vídeo da soltura: https://www.transfernow.net/dl/20251006x445lHHr

Autor: Ascom
Foto: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content