Início > Coronavírus > São Gonçalo realiza o Dia D da Campanha de Multivacinação neste sábado

São Gonçalo realiza o Dia D da Campanha de Multivacinação neste sábado

Compartilhe isso:


Publicado em:  15/10/2021

Município contará com 75 salas para imunização, além dos 13 pontos de vacinação contra covid-19

O Dia D da Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta da Criança e Adolescente 2021 acontece neste sábado (16), um dia antes da comemoração pelo Dia Nacional da Vacinação. A Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo contará com 75 salas para a imunização – todas que já fazem as vacinas de rotina na rede de saúde do município, funcionando das 8h às 17h, com todas as vacinas destinadas a esse público-alvo.

O objetivo é atualizar a caderneta de vacinação das crianças de 0 a 14 anos, 11 meses e 29 dias não vacinados ou com esquema vacinal incompleto. Treze pontos de vacinação contra o coronavírus também vão funcionar no sábado (16), das 8h às 17h. Adolescentes com mais de 12 anos podem se vacinar contra a doença.

Nas unidades de rotina estão disponíveis as vacinas BCG, Hepatite B, Pentavalente, Pólio Inativa, Pólio Oral, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral, Tetra Viral ou tríplice viral + varicela, DTP, Hepatite A, Varicela, Meningocócica ACWY, HPV, Influenza e DTPA. Quem não puder ir neste sábado, a campanha continuará até o dia 29 de outubro.

A Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta da Criança e Adolescente 2021 é uma realização do Plano Nacional de Imunização (PNI). Além de melhorar as coberturas vacinais, a campanha tem como objetivo diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis.

“Os responsáveis devem levar as crianças e adolescentes com a caderneta de vacinação. Elas serão avaliadas e a atualização será feita de acordo com a situação encontrada. Apenas a vacina da febre amarela não pode ser realizada, simultaneamente, com a vacina tríplice viral ou tetra viral para crianças com menos de dois anos. Nesse caso, deve-se respeitar o intervalo de, no mínimo, 15 dias entre as doses. Todas as outras podem ser aplicadas no mesmo dia”, disse a Coordenadora do Programa de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo, Thainá Fratane.

A contraindicação da aplicação das vacinas só acontece nos casos de evolução de doenças agudas febris. O uso de antibióticos não interfere na aplicação da vacina e não há contraindicação para aplicação simultânea da vacina contra a covid-19 e as vacinas do calendário.

Autor: Ascom
Foto: Lucas Alvarenga
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content