Início > Uncategorized > São Gonçalo realiza III Encontro em comemoração à Semana da Enfermagem

São Gonçalo realiza III Encontro em comemoração à Semana da Enfermagem

Publicado em:  13/05/2019

Capacitação e valorização de quem cuida. Esses são os objetivos do III Encontro em comemoração à Semana da Enfermagem em São Gonçalo, que acontece na próxima quinta-feira (16), na Universidade Estácio de Sá, no bairro Alcântara. Tendo como público alvo enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras, a capacitação é uma realização do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Secretaria Municipal de Saúde.

No último dia 12 comemorou-se o Dia da Ciência do Cuidado, Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro. A área é a segunda maior categoria em número de profissionais no Brasil, com mais de 1 milhão, segundo a Fiocruz e o Conselho Nacional de Enfermagem (Cofen). Para dar continuidade às comemorações, a atividade desta quinta-feira contará com rodas de conversa e palestras com os temas “Registro de enfermagem”, “Acolhimento com classificação de risco” e “Suicídio e enfermagem, o que não consta nos prontuários”. O credenciamento terá início às 8h30 e a atividade seguirá até às 16h.

“Criamos um evento intermediário para promover conhecimentos e ao mesmo tempo prestigiá-los pela qualidade e proporção da força de trabalho desenvolvida no município. Sem cuidado não há saúde!”, afirmou a subsecretária de Atenção Básica, a enfermeira Maria Auxiliadora.

De acordo com a coordenadora do NEP, Thatiana Mattos, a formação continuada reflete uma gestão comprometida, não só em ofertar serviços de qualidade à população, mas, em valorizar os profissionais da rede.

“O objetivo da ação é de fortalecer a atuação do profissional e de valorizar as suas práticas, garantindo um processo de trabalho sistematizado através da educação permanente”, disse.

No final de abril uma parceria com o Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ) marcou mais um passo na elaboração do protocolo de enfermagem na atenção primária à Saúde de São Gonçalo, que pontua a universalização do atendimento beneficiando profissionais da rede e também toda a população. Para o prefeito José Luiz Nanci, as ações têm convergido para uma mudança estrutural potente que deixará um legado nas melhorias em prol da Saúde no município.

“Apesar de todas as dificuldades financeiras, que não só a nossa cidade mas todo o país enfrenta, temos trabalhado muito para realizar políticas públicas efetivas para o nosso povo!”, ressaltou.

Universidade Estácio de Sá
Rua Manoel João Gonçalves, 410, Alcântara