Início > Assistência Social > São Gonçalo realiza aula de defesa pessoal para mulheres

São Gonçalo realiza aula de defesa pessoal para mulheres

Publicado em:  07/03/2024

Evento faz parte das celebrações pelo Dia Internacional da Mulher

Dezenas de mulheres estiveram, nesta manhã de quinta-feira (7), no Pátio Alcântara para a aula de defesa pessoal organizada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura de São Gonçalo. O evento faz parte das celebrações propostas pelo município para o Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira, dia 8.

O objetivo da aula foi ensinar as mulheres a se defenderem de possíveis ataques como agressões, estupro e violência sexual ou física. O evento foi voltado para o público feminino em geral, mas muitas das participantes eram alunas do projeto Mulheres que Fazem e Acontecem.

“Nós, mulheres, temos conquistado cada vez mais coisas, mas ainda temos muito ainda a conseguir. É importante que as homenagens às mulheres sejam feitas, principalmente porque muitas delas possuem uma dupla jornada de trabalho e, mesmo assim, se dispõem a participar de projetos como esse, para o seu bem-estar. As políticas públicas voltadas para a segurança das mulheres estão avançando, mas é importante que consigamos nos defender também”, disse a subsecretária Ana Cristina da Silva.

Fabiana Portugal, de 40 anos, que está no curso de formação da Guarda Municipal, ensinou movimentos de defesa pessoal para a mulheres durante o evento. Ela treina karatê desde os 13 anos e é faixa preta no esporte. Segundo Fabiana, ensinar para outras mulheres é sempre importante.

“Eu gosto muito de ensinar. Antes de entrar na Guarda, eu já era professora de karatê. Gosto de compartilhar conhecimento e hoje acho essencial que as mulheres aprendam a se defender. O corpo é uma máquina e precisa se movimentar. É importante que as pessoas façam exercício e saibam sobre defesa pessoal também para se defenderem e conseguirem sair de situações de risco para depois buscarem o socorro”, afirmou.

Além de uma aula de defesa pessoal, o evento ainda presenteou as mulheres com um kit feito por artesãs locais e massagens feitas por massoterapeutas especializados.

A técnica de enfermagem Adriana da Cruz, de 46 anos, participa do projeto Mulheres que Fazem e Acontecem há 2 meses. Ela esteve no evento de hoje no Pátio Alcântara. “É muito importante que tenhamos mais projetos do tipo aqui em São Gonçalo. Nós, mulheres, nos sentimos frágeis mediante algumas situações, porém esses ensinamentos nos dão força para que consigamos nos defender”, contou a moradora do Jardim Alcântara.

A aposentada Teresinha de Oliveira Campos, de 74 anos, também esteve no evento. Ela participa do projeto Mulheres que Fazem e Acontecem há 4 meses. “Estou amando esse evento de hoje! Já amo as aulas daqui, venho sempre, ajuda a me distrair e a ganhar confiança. A aula de defesa pessoal é importante para que consigamos nos proteger e ajuda também a mantermos em dia a atividade física, que é importante para todos”, disse a moradora do Marambaia.

Projeto Lidera Mulher – Na tarde desta quinta-feira (7), as alunas do Lidera Mulher – projeto que promove a autonomia e o fortalecimento do empreendedorismo feminino no município – receberam homenagens da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres.

Através de uma parceria com o Sebrae, a subsecretaria oferece aulas gratuitas de formalização e planejamento de negócio, técnicas de vendas, fluxo de caixa, divulgação e marketing, uso das mídias sociais, precificação e administração.

“Por mais que seja um dia de comemoração, ainda há muita luta pela frente. Sabemos que juntas podemos contribuir cada vez mais para uma cidade que busca políticas públicas de excelência, com igualdade, dignidade e respeito para todas as mulheres”, enfatizou a subsecretária Ana Cristina.

Foto: Julio Diniz