Início > Assistência Social > São Gonçalo realiza abordagem cidadã e oferece serviços gratuitos

São Gonçalo realiza abordagem cidadã e oferece serviços gratuitos

Publicado em:  17/08/2023

Equipes realizaram encaminhamento para retirada de documentos

As Secretarias de Assistência Social e de Políticas sobre Álcool e Drogas da Prefeitura de São Gonçalo realizou uma abordagem cidadã especial nesta quinta-feira (17). Uma tenda na Rua Aluísio Neiva, em frente ao Hospital Retaguarda Gonçalense, no Centro, realizou atendimento específico aos moradores em situação de rua para a retirada de documentos e inscrição em programas sociais. Cerca de 40 pessoas foram atendidas.

Equipes do Centro Pop, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do Mutondo, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas AD II e a equipe do Cadastro Único deram apoio durante a abordagem, realizando orientação de Registro Tardio, isenção para certidões nascimento, isenção de identidade, encaminhamento para o Detran, orientação junto às famílias para o Creas.

A abordagem ocorreu com o intuito de identificar os indivíduos em situação de risco pessoal e social que têm seus com direitos violados, além de promover ações de reinserção familiar e comunitária.

“Toda semana nós realizamos a abordagem. Dessa vez, trouxemos até eles esses atendimentos que são importantes para que um cidadão possa garantir os seus direitos”, disse o subsecretário de Assistência Social, Jair Melo.

Desde o início da atual gestão, a Prefeitura de São Gonçalo desenvolve ações de abordagens diurnas e noturnas, com o objetivo de resguardar a integridade de toda a população e, em especial, das pessoas que vivem em vulnerabilidade social.

Foto: Fabio Guimarães