Saúde e Defesa Civil
Centro de Atenção Psicossocial III tem novo endereço
03/08/2025
Capacitação é direcionada para profissionais da Atenção Básica
A coordenação do Programa de Tuberculose da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo vai realizar o seminário “Tuberculose: conhecer, diagnosticar, tratar e prevenir” na Universidade Estácio de Sá, em Alcântara, no próximo dia 12, das 9h às 16h. O evento é direcionado para os profissionais da Atenção Básica e diretores de departamentos que trabalham com a tuberculose na rede municipal de saúde da cidade. São 100 vagas disponíveis.
O seminário faz parte da Campanha Agosto Laranja – mês estadual de mobilização no combate à tuberculose – e marca o Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Tuberculose, instituído pela lei estadual 5.054/2007 e celebrado oficialmente na próxima quarta-feira, 6 de agosto. O objetivo é qualificar os servidores municipais que trabalham nos atendimentos da rede básica de saúde para a descentralização dos serviços, o que vem acontecendo na cidade desde o ano passado.
Embora a doença seja evitável e curável, ela ainda acomete os gonçalenses. Para facilitar o acesso da população à consulta e exame para a detecção da doença, a Secretaria de Saúde descentralizou os atendimentos e todas as unidades de saúde da família (USFs), clínicas e polos sanitários passaram a realizar esse primeiro contato.
“Os exames eram feitos em cinco unidades. Em 2024, passamos para 35 USFs. E em 2025, já são todas as unidades da Atenção Básica capacitadas para a realização da consulta e dos exames para a detecção da tuberculose no paciente sintomático. Quando o exame testa positivo, os pacientes são encaminhados para o tratamento, que também teve o atendimento ampliado de quatro para 26 pontos de saúde. Por isso, a capacitação é constante e necessária”, explicou a coordenadora do programa, Rozania Maria Ferreira de Castro.
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa, transmitida por vias aéreas e afeta primariamente os pulmões, mas pode acometer outros órgãos e sistemas. Ela é transmitida através da tosse, espirro e fala de uma pessoa contaminada. O simples uso de máscaras impede a contaminação, não só da tuberculose, mas de tantas outras doenças respiratórias, principalmente nos ambientes fechados. A doença não é transmitida através do uso de utensílios domésticos limpos.
Programação:
9h40: Histórico e panorama atual da tuberculose
10h10: Agente causal e transmissão
10h40: Sinais, sintomas e diagnóstico
11h: Tratamento e adesão
11h30: Tuberculose multirresistente
13h10: Prevenção e controle
14h: Tuberculose e população vulnerável
15h: Campanha de conscientização e educação em saúde
Autor: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados