Início > Educação > São Gonçalo promove seminário de educação

São Gonçalo promove seminário de educação

Publicado em:  25/10/2017

O IV Seminário de Educação Infantil: “Diálogo entre a Educação da(s) infância(s) na Educação Básica em São Gonçalo” será realizado nesta quinta (26) e sexta-feira (27), na Faculdade de Formação de Professores, no campus da Uerj, em São Gonçalo, das 8h às 18h. As inscrições são limitadas e podem ser feitas até o dia 26 (quinta-feira).

Os certificados serão emitidos no último dia do seminário e entregues, posteriormente, na Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo, na Coordenação de Educação Infantil. Confira a programação completa do seminário:

8h às 9h – Credenciamento

9h às 9h30 – Abertura do IV Seminário (SEMED/EDUCAÇÃO INFANTIL e UERJ/FFP)

9h30 às 12h30 – Mesa redonda
“Desafios cotidianos na educação de crianças na rede pública de São Gonçalo: Diálogo entre a Educação Infantil e Séries iniciais”
Profa. Drª. Virginia Louzada (FE/UERJ) e Profa. Drª Bruna Molisani (FFP/UERJ)
Coordenação: Profª. Drª Mairce Araujo (FFP/PPGEDU/UERJ)

12h30 às 14h – Almoço

13h às 14h – Área de Convivência
Exibição de Pôsteres DEDU/FFP e SEMED/SG.

14h às 16h – MESA-REDONDA
“Por uma Pedagogia da Infância descolonizadora: A Educação da(s) Infância(s) em São Gonçalo”
Profa. Drª Maria Tereza G. Tavares (FFP/UERJ); Profa. Ms Andrea Gonçalves (CIEP 125/SG);
Coordenação: Profa. Drª. Glaucia Guimarães (FFP/UERJ).

16h às 18h MESA-REDONDA
“Pensando tempos e espaços favorecedores da Educação da(s) infância(s) em diálogo com as diferentes linguagens”
Profa. Drª Heloisa Carreiro (FFP/UERJ); Profa. Ms Fabiane Florido (SME/Niterói/UMEI Vinícius de Moraes); Coordenação Profa. Drª Tania Nhary (FFP/UERJ)

8h às 08:30 – Credenciamento

OFICINAS -09 às 11:30h – As inscrições serão realizadas no local do evento (FFP/UERJ)

I- A corporeidade na pequena infância
Tania Nhary (FFP/UERJ)

II- É só brincadeira? É conteúdo? -Projetos na pequena Infância.
Profa. Ms. Andréa Gonçalves (CIEP 125/SG) Profa. Nayara Macedo (SME/Niterói –UMEI Rosalina de Araújo Costa)

III – Os tempos e os espaços de um berçário público: os bebês e a produção do conhecimento no cotidiano de uma UMEI.
Profa. Ms Maria do Nascimento e Silva e Profa. Ms Fabiane Florido (SME/Niterói/UMEI Vinícius de Moraes)
.
IV- Tia, o Cabelo dela é de Bombril? Por uma Pedagogia antirracista na educação das crianças pequenas.
Profa. Dra. Regina de Jesus (FFP/UERJ) e Mishelle Ninho (FFP/PPGEDU/UERJ)

V- E o brincar? Onde está?
Profa. Mª. Henriette Porciúncula
Diretora do Centro Municipal de Referência em Formação Continuada (CREFCON) – SEMED.

VI- Olha o Passarinho! A observação de aves como atividade Pedagógica na Educação Infantil.
Prof. Dr. Ricardo Tadeu Santori (FFP/UERJ); Profa. Drª Glaucia Guimarães (FFP/UERJ).

VII-COMO PODEM SER AS ÁRVORES: Discutindo a árvore do conhecimento e educação da(s) infância(s).
Profa. Drª Maria Tereza G. Tavares (FFP/UERJ); Cintia Larangeira e Julyana Veríssimo (IC UERJ/CNPQ/FFP/Curso de Pedagogia).

VIII- Literatura(s) e a educação das crianças: Livros para que te quero!
Profa. Jane Marchon e Roberta Dias (SME/Itaboraí)

IX- A Rotina na Educação Infantil: planejando tempos espaços de liberdade e alegria na creche.
Profa. Dra. Heloisa Carreiro (FFP/UERJ) e Thais Marques (Curso de Pedagogia/Monitoria Educação Infantil FFP/UERJ)

X-MAIS INFÂNCIA PARA QUEM? Políticas e poéticas na Educação da criança como sujeito de direito.
Profa. Rosana Ribeiro e Profa. Débora Assumpção (SME/Niterói/Educação Infantil).

XI-Pensando a Educação da(s) Infância(s) e Diversidades.
Profa. Drª Flávia Alves(FFP/UERJ)

Autor: Selma Nogueira
Fonte: Semed