Início > Educação > São Gonçalo promove seminário de Educação Infantil

São Gonçalo promove seminário de Educação Infantil

Publicado em:  30/06/2023

Mais de 200 profissionais participaram de palestras e oficinas

Fortalecer laços, trabalhar práticas pedagógicas e trocar experiências. Esta foi a proposta do 1º Seminário da Educação Infantil, promovido pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Gonçalo, no auditório da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), nesta sexta-feira (30). Com o tema “Enriquecendo práticas, tecendo aprendizagem”, o evento contou com palestras e oficinas para os mais de 240 profissionais presentes.

Segundo a coordenadora de Educação Infantil, Karine Calixto, idealizadora do encontro, é necessário trazer de volta esse tipo de prática e de oficina para engajar de forma mais consistente os profissionais, realizando todas essas ações voltadas para o dia a dia na sala de aula.

“O lúdico é a base. A gente sabe que através do brincar é que se aprende. Muitas pessoas querem engessar a Educação Infantil, mas vemos que é preciso preparar a criança pensando na consciência corporal, na lateralidade e na coordenação motora fina, e a gente prepara esse corpo através da ludicidade, das brincadeiras”, contou a coordenadora.

A diretora da Umei Professora Claudia de Souza Mota Castro, em Monjolos, Tamíres Soares, marcou presença no evento. Para ela, todas as unidades que atendem o segmento devem buscar formações e troca de experiências com foco no acolhimento e no desenvolvimento das crianças.

“Foi muito gratificante participar. A primeira infância é um campo riquíssimo a ser estudado e que gera indagações do que a escola pode oferecer. O momento de troca de experiências através das oficinas nos fez refletir ainda mais sobre como ofertar uma escola acolhedora, lúdica, participava e que seja um espaço de plena felicidade”, disse a diretora.

Foto: Julio Diniz