Início > Cultura e Turismo > São Gonçalo promove passeio turístico

São Gonçalo promove passeio turístico

Publicado em:  30/03/2023

Caminhada cultural acontece no dia 15 de abril, às 14h

Buscando promover o turismo na cidade de São Gonçalo, integrantes do projeto Contos de Guia, com apoio da Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Turismo e Cultura, realizará no dia 15 de abril, a caminhada cultural “São Gonçalo: História e Identidade”. A atração, que terá início às 14h, levará cerca de 25 pessoas por pontos turísticos do centro histórico do município.

O passeio será feito através dos turismólogas e guias de turismo Cathiane Santos e Joyce Braga.  Ambas criaram o roteiro turístico, após perceberem a necessidade de resgatar a história do município. A ideia do projeto é construir uma narrativa potente de valorização da cidade, além de relembrar personalidades importantes que transformaram o território gonçalense.

A caminhada cultural terá o seguinte percurso: Câmara Municipal (antigo Fórum), Praça Zé Garoto, Casa das Artes, Igreja Matriz de São Gonçalo, Estátua Pastor Waldemar Zarro, Teatro Municipal George Savalla Gomes, Prefeitura de São Gonçalo, Praça Doutor Luiz Palmier e Bistrô Cultural D’avó.

O diretor de Turismo da Secretaria de Turismo e Cultura de São Gonçalo, Andre Henrique, disse que essa iniciativa é resultado de uma série de ações implantadas na cidade com o intuito de promover o turismo em São Gonçalo.

“A secretaria lançou o panfleto de roteiros turísticos da cidade de São Gonçalo em 2022 e, desde então, tivemos inúmeros contatos de empresas da área do turismo interessadas em operar nestes roteiros. Esse era exatamente o nosso objetivo, iniciar um movimento de fomento ao turismo para a cidade, em parceria com o setor privado”, contou.

André ainda afirma que o turismo é uma das formas mais efetivas para o crescimento econômico de uma cidade.

“Precisamos entender que o turismo é uma das mais efetivas atividades quando se trata de crescimento econômico, existem muitas cidades e até países em que o turismo é o principal motivador econômico da região, além do fato conhecido de que a cidade só se torna boa para seu visitante quando é ótima para seu cidadão”, conclui.

O evento é gratuito e tem número de vagas limitadas. Para participar é necessário entrar em contato no perfil @contosdeguia ou pelo número (21) 97992-2419.

Foto: Renan Otto