Educação
São Gonçalo faz ação nas escolas para atualizar cadernetas de vacinação
30/04/2025
Pais e alunos de escola estadual recebem orientações sobre direitos
A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo, através da Subsecretaria de Proteção Social Especial, realizou mais uma edição do projeto “Creas nas Escolas”, na manhã desta quinta-feira (14). Dessa vez, foram os alunos do Colégio Estadual Dom Antônio de Almeida Moraes Junior, em Santa Luzia, que receberam informações sobre a garantia de direitos das famílias em vulnerabilidade social.
Durante a visita à unidade, uma equipe técnica da subsecretaria, formada por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos, abordaram temas como cidadania e restabelecimento das relações sociais, violência e seus agravos, superação de situações de vulnerabilidade e exclusão, ressignificação de valores e acesso a direitos. Na ocasião, os profissionais também destacaram o Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio.
“Desenvolvemos o projeto com muita seriedade, pois entendemos a importância de disseminar informações sobre a garantia de direitos, especialmente entre crianças e adolescentes. A implementação do ‘Creas nas Escolas’ faz com que as pessoas conheçam seus direitos, garantindo que eles não sejam violados. Na ação desta quinta-feira, conseguimos reunir também os pais dos alunos, que além de conhecerem os serviços oferecidos pelo Creas, puderam assistir uma importante palestra sobre Setembro Amarelo”, disse o subsecretário Jair Mello.
“É gratificante poder receber o projeto na escola porque, com a visita da equipe, já conseguimos auxiliar muitos alunos que precisavam de serviços assistenciais, além de divulgar informações sobre o Creas, pois vimos que muitos não conheciam o trabalho desenvolvido. É de suma importância manter esse vínculo com os equipamentos do município”, destacou o diretor da unidade escolar, Leonardo Machado.
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é um equipamento que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, seja violência física, psicológica, entre outras.
São Gonçalo conta com cinco unidades do Creas: Creas Arsenal – Avenida Dr. Eugênio Borges, s/n; Creas Jardim Catarina – Rua Leão Gambeta, 533 (antiga Rua 13); Creas Luiz Caçador – Estrada da Trindade, 7, loja 2; Creas Mutondo – Rua Maria Cândida, 40; Creas Vista Alegre – Rua São Pedro, 2.
Autor: Ascom
Foto: Ascom
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados