Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo mantém serviços essenciais no feriadão da Consciência Negra
17/11/2025
Interessados em participar do encontro no dia 25 já podem se inscrever
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo vai promover mais um fórum na área da saúde mental. Com o tema “A Rede de Atenção Psicossocial e o Autismo: Desafios e Possibilidades”, o III Fórum Municipal de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas vai acontecer no auditório da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), no Patronato, no próximo dia 25, a partir das 13h. Os interessados podem se inscrever através do link: http://bit.ly/49hOY3r. A participação está sujeita à lotação do espaço, que comporta 240 pessoas.
O evento tem como objetivo promover diálogo entre profissionais de saúde, estudantes, pesquisadores e toda a comunidade interessada na construção de estratégias mais abrangentes e inclusivas para o cuidado em saúde mental, com destaque para os desafios enfrentados por pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
“Nosso Fórum vem ocorrendo semestralmente, desde o ano passado, e tem se mostrado como um espaço muito rico de troca de saberes e experiências, tanto por parte dos profissionais, quanto por parte dos demais participantes da sociedade civil. Ficamos muito felizes em fazer parte desse momento da coordenação de saúde mental, álcool e outras drogas do município, em que estratégias de cuidados e enfrentamento dos desafios vem sendo possíveis de serem construídas coletivamente através dos fóruns. Para nós, a participação de todos os interessados no tema de atenção psicossocial é muito importante e bem-vinda!”, explicou a coordenadora de Saúde Mental, Elaine de Souza Xavier Dias.
O encontro será dedicado ao debate e fortalecimento das políticas públicas na área da saúde mental e terá como moderadora Sônia Silva Paiva, professora doutora de graduação de Medicina. A primeira debatedora será a psicopedagoga Tajha Xavier, que vai falar sobre “Entre o Diagnóstico e o Acolhimento: fortalecendo laços entre escola, família e saúde no TEA”.
A segunda apresentação será da fonoaudióloga clínica e hospitalar, psicomotricista e gestora em saúde pública, Sandra Negreiros, que vai abordar os “Desafios para a Pessoa com Autismo no Mercado de Trabalho”. Ela será seguida pela enfermeira, especialista em saúde pública, Ana Paula de Freitas Guimarães Reibolt com a palestra: “Possibilidades para a Pessoa com Autismo no Mercado de Trabalho”.
O auditório da Uerj fica na Rua Francisco Portela, 1470, Patronato.
Autor: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados