Início > Assistência Social > São Gonçalo promove evento sobre luta antirracista

São Gonçalo promove evento sobre luta antirracista

Publicado em:  24/05/2024

Trabalho da escritora Carolina Maria de Jesus é enaltecido

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo, através da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, realizou o evento “13 de maio por Carolina Maria de Jesus” em alusão à data em que foi assinada a Lei Áurea. A ação foi realizada na última quinta-feira (23), no auditório do Colégio Municipal Presidente Castello Branco, no bairro Boaçu.

A atividade, voltada para a valorização da cultura afro-brasileira, teve como foco a história da grande escritora brasileira Carolina Maria de Jesus. Importante personalidade na luta antirracista no Brasil, Carolina Maria de Jesus é autora, dentre outros, do livro  “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, onde ela relata a história da sua vida repleta de luta e superação, visto que se tratava de uma mulher negra, mãe e favelada no Brasil do século XX.

“Falar sobre a educação antirracista é falar sobre as Leis 10639 e 11645, que tornaram obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio no país. Além disso, é importante que se reflita o dia 13 de maio. Nosso objetivo é fazer uma reflexão com alunos da rede municipal sobre as escrevivências de Carolina Maria de Jesus, importante escritora negra do Brasil”, disse Daniele Gonçalves, da Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial de São Gonçalo.

Além da assinatura da Lei Áurea, que pôs fim à escravidão no Brasil, o 13 de Maio também é celebrado como o Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo, onde são debatidas as medidas contra a violação dos direitos da população negra.

Durante o evento da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, alunos da unidade puderam assistir palestras e um curta sobre o tema. À noite, foram realizadas apresentações culturais que exaltam a cultura afro-brasileira e educadores que atuam na pauta antirracista em São Gonçalo foram homenageados.

O evento também contou com a presença ilustre de Maria Alice, de 85 anos, uma militante do movimento negro na cidade de São Gonçalo.

Foto: Fabio Guimarães