Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo realiza segunda etapa da vacinação antirrábica para cães e gatos
25/10/2025
Evento contou com mobilização, serviços de saúde e atividades de conscientização
Na manhã deste sábado (25), a Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Saúde, realizou a Caminhada de Conscientização do Outubro Rosa, com concentração em frente ao prédio do INSS, no Centro, e percurso até a Praça Luiz Palmier (Praça do Rodo). A ação teve como objetivo chamar a atenção da população gonçalense para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e do colo do útero.
Ao chegar à Praça Luiz Palmier, os participantes foram recebidos por profissionais da Secretaria de Saúde, que ofereceram serviços de aferição de pressão arterial e glicose, vacinação, além de orientações sobre programas municipais de Saúde da Mulher, do Homem, do Idoso, da População Negra e outros. As atividades seguiram até o meio-dia, em um clima de acolhimento e incentivo à prevenção.
A caminhada contou com a presença do prefeito Capitão Nelson, do vice-prefeito João Ventura, do deputado federal Altineu Côrtes e do deputado estadual e atual secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas.
O prefeito Capitão Nelson ressaltou a importância de iniciativas como a caminhada para fortalecer a conscientização e o cuidado com a saúde da população.
“Cuidar da nossa população é prioridade. E eventos como estes são uma forma de unir a cidade em torno de uma boa causa, que é salvar vidas por meio da prevenção e da informação. A participação da população mostra que estamos no caminho certo”, declarou o prefeito.
O secretário municipal de Saúde, Gabriel Melo, destacou a importância de levar informação e incentivar o autocuidado entre as mulheres.
“Mais do que uma campanha, o Outubro Rosa é um movimento de conscientização. Procurar informações, manter os exames em dia e conhecer o próprio corpo são atitudes que podem salvar vidas. O diagnóstico precoce aumenta muito as chances de cura e é fundamental para vencermos o câncer”, afirmou o secretário.
A ação teve o apoio da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e das secretarias de Meio Ambiente e Transportes, Esporte e Lazer e Ordem Pública, reforçando o trabalho integrado da gestão municipal em prol da saúde e do bem-estar da população.
Além da caminhada, a Secretaria de Saúde segue com atividades de orientação sobre prevenção dos cânceres de mama e colo do útero em diversas unidades municipais durante todo o mês de outubro.
Na próxima semana, as ações acontecerão nas seguintes unidades:
-USF Porto do Rosa – dia 27, às 9h;
-USF Wally Figueira da Silva (dentro da USF Água Mineral) – dia 29, às 10h;
-USF Albert Sabin, em Fazenda dos Mineiros – dia 29, às 9h30;
-USF Neves – dia 31, às 9h.








Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Notícias relacionadas
Mais Acessados