Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo vacina grupos prioritários contra gripe neste sábado
02/05/2025
Objetivo é ampliar a testagem e orientar a população sobre as ISTs
Em comemoração ao Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, comemorada sempre no terceiro sábado do mês de outubro, foi realizada nesta quinta-feira (14), no Polo Sanitário do Rio do Ouro, uma ação de conscientização sobre a Infecção Sexualmente Transmissível (IST) que atinge de forma silenciosa pessoas em todo o mundo. Para orientar a população de São Gonçalo e ampliar a testagem desta e de outras ISTs, a Coordenação de IST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, está promovendo diversas ações nas unidades de saúde durante todo o mês.
“Nós temos uma epidemia de sífilis no Brasil, e muitos casos ainda não foram diagnosticados. Por isso, é necessário levar o conhecimento à população, falar sobre a importância da testagem, do uso dos preservativos, do tratamento precoce e informar que a sífilis tem tratamento e tem cura”, disse a coordenadora do Programa de IST/Aids e Hepatites Virais, Monique González.
A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada por bactérias e pode ser transmitida, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso da camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa infectada.
“O nosso objetivo é também testar o maior número de gestantes para sífilis, HIV, hepatites B e C e frisar a importância do diagnóstico precoce para que a gente consiga evitar a sífilis congênita, que na gestação pode causar uma má formação do bebê e um parto prematuro, além de instruir os profissionais de saúde para solicitar os testes e os tratamentos adequados, caso seja necessário”, completou.
Vale destacar que a infecção pode aparecer e desaparecer, mas continuar latente no organismo, o que justifica uma pessoa ter sífilis e não saber. Por isso, é importante se proteger, fazer o teste e, se a infecção for detectada, tratar da maneira correta. O não tratamento da sífilis pode levar a várias outras doenças e complicações, inclusive à morte.
Em São Gonçalo, o tratamento é feito em todos os polos sanitários do município, além da Clínica Municipal do Barro Vermelho, Clínica Municipal Doutor Zerbini e Clínica da Família do Mutondo. O município oferece ainda testes gratuitos com resultados em até 30 minutos.
Os usuários que realizarem o teste e o resultado por reagente serão encaminhados com guia de referência, resultado de teste rápido e xerox dos documentos (identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência) para as unidades referenciadas de cada doença.
Programação
20/10 – Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, Jardim Catarina, às 10h
22/10 – Polo Sanitário Hélio Cruz, Alcântara, às 13h
27/10 – Polo Sanitário Washington Luiz Lopes, Zé Garoto, às 9h
27/10 – Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, Porto do Rosa, às 13h30
Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados