Assistência Social
Alunos do “Jovem Alerta” se formam em cerimônia nesta quinta (12)
12/12/2024
Programa envolve várias secretarias e será implantado na rede municipal
O Colégio Municipal Presidente Castelo Branco, no Boaçu, recebeu a primeira edição do projeto “Saúde Mental e Cidadania nas Escolas”, na manhã desta terça-feira (12). O programa é fruto de uma parceria intersetorial que envolve as secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e Políticas Sobre Álcool e Drogas.
O “Saúde Mental e Cidadania nas Escolas” foi criado por meio do Programa Saúde na Escola, com o objetivo de promover uma dinâmica com diversas informações sobre saúde e direitos das crianças e dos adolescentes com os estudantes da rede pública de educação básica.
“O Programa de Saúde na Escola pretende com esse projeto contribuir para que os alunos das escolas e creches da rede de ensino municipal estejam preparados para o enfrentamento das vulnerabilidades e o pleno desenvolvimento de suas vidas”, disse a coordenadora do Programa de Saúde na Escola, Mônica Marques.
Durante a ação desta terça-feira (12), para os alunos do 6º ao 9º anos, profissionais da Saúde e da Assistência Social realizaram palestras sobre alimentação saudável e prevenção da obesidade, saúde mental, prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas, entre outros assuntos.
Os alunos também puderam participar de uma “Batalha do Conhecimento”, com rappers da cidade, que abordaram temas como medida socioeducativa.
A atividade também contou com a participação do projeto “Creas nas Escolas”, que visa disseminar informações sobre a garantia de direitos das famílias em vulnerabilidade social.
De forma lúdica e educativa, uma equipe multiprofissional da Subsecretaria de Proteção Social Especial abordou temas como cidadania e restabelecimento das relações sociais, violência e seus agravos, superação de situações de vulnerabilidade e exclusão, ressignificação de valores e acesso a direitos.
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é um equipamento que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, seja violência física, psicológica, entre outras.
A partir do mês de março do ano que vem, o projeto “Saúde Mental e Cidadania nas Escolas” será realizado permanentemente nas escolas.
Autor: Ascom
Foto: Fabio Guimarães
Notícias relacionadas
Mais Acessados