Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo promove fórum na área da saúde mental
17/11/2025
Evento, que aconteceu em Alcântara, faz parte da campanha Novembro Azul
O Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde do Homem (PMAISH), da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo, realizou uma ação de conscientização da Campanha Novembro Azul na manhã desta terça-feira (18), na Rua Yolanda Saad Abuzaid, em Alcântara. O evento garantiu serviços da rede municipal de saúde, orientações de promoção e prevenção em saúde para a população.
“A Campanha Novembro Azul nasceu focada na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, uma das doenças que mais afetam a população masculina no Brasil. No entanto, reforçamos a importância do cuidado com a saúde como um todo. Queremos estimular o cuidado integral do homem durante todo o ano para todas as doenças, incentivando hábitos saudáveis, consultas regulares, exames preventivos e o fortalecimento do autocuidado contínuo”, descreveu a coordenadora do PMAISH, Maria Netto.
Durante a ação, foram oferecidos diversos serviços de saúde, atendimentos e atividades educativas. A Atenção Básica realizou aferição de pressão arterial e de glicose, além de orientações sobre alimentação saudável e autocuidado. A equipe de Imunização participou realizando a atualização da caderneta de vacinação do público adulto com diferentes vacinas.
“A proposta é aproximar os homens dos serviços de saúde e reforçar a importância da prevenção. Queremos mostrar que cuidar da saúde não é apenas procurar o médico quando há sintomas, mas manter um acompanhamento regular e adotar práticas que promovam qualidade de vida”, concluiu a subsecretária da Saúde Coletiva, Thainá Fratane.
Também foram oferecidos testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, com orientações sobre prevenção e encaminhamentos para tratamentos, pela coordenação do Programa de Combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)/Aids e Hepatites Virais e triagens de sinais e sintomas, com os programas de Combate à Tuberculose e Hanseníase.
Além disso, os gonçalenses puderam realizar auriculoterapia com a equipe eMulti. O evento também promoveu rodas de conversa sobre saúde mental e prevenção ao uso abusivo de álcool e drogas, distribuição de materiais informativos e espaço de diálogo sobre o cuidado contínuo com a saúde do homem.
O morador da Trindade, Luís Tavares, de 60 anos, foi atendido pela equipe de saúde e afirma que o evento conscientiza aqueles que não procuram o autocuidado.
“As pessoas precisam de cuidado com a saúde e ações como essa devem mesmo ser uma prioridade para os governantes. Fui muito bem atendido aqui na ação. É difícil o homem ter a atitude de cuidar da sua saúde, mas hoje pude aproveitar esse atendimento e vou atualizar minha vacinação, pois faz tempo que não tomo vacina,” contou.




Autor: Ascom
Foto: Luiz Carvalho
Notícias relacionadas
Mais Acessados