Início > Educação > São Gonçalo prepara alunos para avaliação do Ideb

São Gonçalo prepara alunos para avaliação do Ideb

Publicado em:  28/09/2023

Município registrou crescimento no último exame

Buscando obter um crescimento ainda mais expressivo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a Secretaria de Educação da Prefeitura de São Gonçalo está promovendo, durante toda a semana, a segunda fase de simulados preparatórios para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Nesta quinta-feira (28), foi a vez da Escola Municipal Margarida Rosa Marques Galvão, no bairro Amendoeira, aplicar o simulado para os alunos de quinto ano.

A prova do Saeb, que acontece uma vez a cada dois anos, avalia o ensino nos anos iniciais e finais das instituições e será realizada entre os dias 23 de outubro e 10 de novembro de 2023, em todo o país. No último exame, São Gonçalo cresceu 0,6 pontos na média em relação a 2019 e obteve a nota 5,2 na categoria anos iniciais, alcançando o terceiro maior crescimento do Estado do Rio de Janeiro e o maior da Região Metropolitana.

“Nós tivemos um crescimento significativo na última prova e estamos unindo esforços para que este movimento continue de forma expressiva. O simulado é importante para preparar os nossos alunos, para que eles fiquem familiarizados com os conteúdos, o tipo de prova e suas especificidades”, afirmou o secretário de Educação, Maurício Nascimento.

A prova contempla questões de português e matemática, trazendo interpretação de texto e raciocínio lógico. Para a professora Andréa Fonseca os simulados fazem com que os alunos se habituem com o estilo da prova e obtenham resultados melhores no momento decisivo.

“Eu gostei muito desse simulado porque ele traz o conteúdo totalmente dentro da nossa realidade. Por ser uma prova que não é preparada pela própria escola, os alunos ficaram um pouco assustados, a princípio ficaram tensos, mas estão se acostumando com a metodologia. Eles voltaram da pandemia com muita sede de estar na escola, estar no ambiente escolar, é possível notar um esforço maior dos alunos”, contou a professora.

Foto: Julio Diniz