Início > Educação > São Gonçalo prepara agentes da Guarda para Ronda Escolar

São Gonçalo prepara agentes da Guarda para Ronda Escolar

Publicado em:  23/10/2023

Capacitação também forma guardas de outros municípios

Com o objetivo de capacitar os novos membros da Guarda Municipal, aconteceu, nesta segunda-feira (23), a aula inaugural do Primeiro Curso de Formação e Capacitação em Ronda Escolar, realizado pelo Centro de Formação e Instrução da Guarda Municipal de São Gonçalo (CFI), no auditório do Colégio Municipal Presidente Castello Branco, no Boaçu. Nesta primeira fase, além de profissionais da cidade, também participaram agentes de Guapimirim e Cachoeiras de Macacu.

Esta é a primeira turma na história da Guarda Municipal do município, em 85 anos, em que todos os servidores sairão preparados para atuação em Ronda Escolar. Dentre as matérias do curso, que tem duração de 40 horas, estão: Direitos Humanos, Enfrentamento sexual contra Criança e Adolescente, Policiamento Comunitário Escolar e Escuta Especializada a Crianças Vítimas de Violência.

“Fornecer o curso, para a gente, é muito gratificante. É preciso passar as instruções e as boas práticas relacionadas às crianças e adolescentes nas escolas, para que o agente possa prestar um serviço melhor. A Ronda Escolar da Guarda Municipal de São Gonçalo é referência no Estado e, hoje, nós estamos exportando o conhecimento para outros municípios. É a primeira vez que uma turma de novos alunos da Guarda vai sair formada para trabalhar na Ronda Escolar”, afirmou o inspetor geral da Guarda Municipal, Ewerton França Mendes.

Presente no evento, o subsecretário de Ordem Pública, Anaelson Bonfim, falou sobre as conquistas da Guarda Municipal, com aquisição de novas viaturas, e sobre o compromisso da atual gestão em proporcionar crescimento profissional e pessoal de cada agente.

“Para mim é um orgulho fazer parte desta equipe e eu vejo o quão capacitada é a Guarda Municipal de São Gonçalo. Nós temos o maior prazer em formar guardas de outros municípios, para que todos prestem um excelente serviço. A nossa Guarda de São Gonçalo é referência no Rio de Janeiro e, não por acaso, depois deste curso os profissionais sairão totalmente capacitados para trabalhar na Ronda Escolar”, disse o subsecretário.

Foto: Julio Diniz