Início > Habitação > São Gonçalo participa de seminário internacional sobre habitação

São Gonçalo participa de seminário internacional sobre habitação

Publicado em:  14/10/2023

Representante da Prefeitura irá apresentar plano local desenvolvido na cidade

A Prefeitura de São Gonçalo irá participar do Seminário Internacional Cooperação Sul-Sul para Políticas de Habitação Sustentável, da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e o ONU-Habitat (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos). O seminário acontece de 27 a 31 deste mês, no auditório do Instituto Pereira Passos (IPP), no Rio.

A subsecretária de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe), Mariana Estêvão, irá representar o município no seminário e fará uma apresentação sobre a experiência “Plano Local de Habitação de Interesse Social” de São Gonçalo, no primeiro dia do evento, a partir das 15h45, no auditório Professor Carlos Nelson Ferreira dos Santos, no IPP.

O seminário internacional irá reunir gestores e técnicos da área de habitação dos governos nacionais confirmados, da América Latina e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Também estarão presentes representantes do Ministério das Cidades, da Agência Brasileira de Cooperação e de outros governos locais do Brasil.

A atualização do Plano Local para Habitação de Interesse Social (PLHIS) de São Gonçalo vem sendo elaborada por equipe técnica da Prefeitura, com participação popular, através de consulta pública e audiência contendo munícipes, representantes de movimentos sociais, empresariado local, entre outros.

A primeira audiência pública foi realizada em junho deste ano, quando foram apresentados dados preliminares sobre o déficit habitacional no município. Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de complementar as informações, através de dinâmica própria.

Este processo participativo possibilitou a elaboração de um diagnóstico sobre as demandas habitacionais mais detalhado, que considera, além de dados oficiais, a percepção da população sobre o próprio território. No dia 27 de outubro, a Semgipe apresentará as informações resultantes deste processo participativo.