Início > Educação > São Gonçalo participa de projeto nacional sobre alimentação nas escolas

São Gonçalo participa de projeto nacional sobre alimentação nas escolas

Compartilhe isso:


Publicado em:  29/05/2025

Alunos de escola em Itaitindiba criam receitas com produtos saudáveis

A Escola Estadual Municipalizada Itaitindiba, em Santa Izabel, promoveu, nesta quarta-feira (28), o lançamento do livro de receitas saudáveis pensadas por seus alunos, promovendo uma tarde de autógrafos com direito a degustação dos quitutes para pais e responsáveis.

A ação faz parte do projeto “Jornada de Educação Alimentar e Nutricional”, desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com o objetivo de incentivar a prática de ações de educação alimentar e nutricional nas unidades de ensino da rede pública.

“A escola foi inscrita nesta jornada e entre março e setembro serão desenvolvidas atividades voltadas para alimentação e nutrição, com relatórios que serão encaminhados ao FNDE para avaliação. Os melhores relatos de atividades serão publicados pela instituição no próximo ano”, disse a diretora, Adriana Pereira.

Os ingredientes presentes nas receitas são os mesmos da Alimentação Escolar, porém, o grande desafio era criar pratos totalmente novos com estes mesmos recursos. “Eu e minha turma fizemos a receita do bolinho de batata com cenoura e abobrinha, eu adorei fazer. Adoro a comida aqui da escola, o meu prato preferido aqui é estrogonofe”, contou a aluna Ana Júlia de Souza, de 5 anos.

As atividades de educação alimentar e nutricional promovem a formação de hábitos alimentares saudáveis.

“No ambiente escolar, professores, merendeiros e funcionários devem ser atores do PNAE, para que juntos possamos construir e melhorar hábitos, reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados e, consequentemente, reduzir a incidência de doenças relacionadas à alimentação inadequada e influenciar positivamente no crescimento, desenvolvimento e desempenho escolar através da alimentação”, afirmou a nutricionista, Bruna Messias.

Autor: Ascom
Foto: Luiz Carvalho

Notícias relacionadas

Skip to content