Início > Defesa Civil > São Gonçalo participa de integração intersetorial sobre gestão de riscos

São Gonçalo participa de integração intersetorial sobre gestão de riscos

Compartilhe isso:


Publicado em:  26/11/2025

Oficinas foram iniciadas nesta quarta-feira na Estácio, em Alcântara, e seguem na próxima quinta-feira (27) 

Tiveram início em São Gonçalo, na manhã desta quarta-feira (26), as Oficinas Regionalizadas de Integração Intersetorial – Região Metropolitana II, iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio da Coordenação de Alta Complexidade. O evento foi realizado na Estácio de Sá, em Alcântara, e terá sequência nesta quinta-feira (27). 

O evento reúne representantes das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Niterói, Itaboraí, Maricá, Tanguá, Rio Bonito e Silva Jardim, e tem como objetivo capacitar e integrar equipes técnicas das regiões do Estado no campo da gestão de abrigos provisórios e prevenção e enfrentamento a situações de calamidade.

A abertura contou com a presença da representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Vanete Pereira; da tenente-coronel e assistente social da Secretaria de Estado de Defesa Civil, Gabriela Franco; do subsecretário da Defesa Civil de São Gonçalo, major Felipe Assumpção; e do secretário de Assistência Social de São Gonçalo, Felippe Mattos.

“Vamos aproveitar esse momento para também cuidar de nós, que estamos à frente dos desastres. Nas situações de risco, o que salva é o coletivo e essa integração fala da força do coletivo. A Defesa Civil unida à assistência e saúde pode ir ainda mais longe,” destacou a tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Eliane Cristine, psicóloga da Secretaria de Estado de Defesa Civil.

O subsecretário da Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo, major Felipe Assumpção, afirma que a integração é de suma importância para o melhor desenvolvimento das secretarias da cidade no combate às situações de desastre.

“Esse evento é fundamental para que os profissionais se conheçam, criem estratégias e fluxo de trabalho, trazendo soluções mais estruturadas e rápidas em relação às ocorrências de desastres. É um momento que podemos trocar os nossos conhecimentos e nos fortalecer,” disse.

Nesta quinta-feira, a integração vai garantir outras oficinas temáticas, também na Estácio de Sá. E, em seguida, vai promover uma visita guiada no Colégio Estadual Desembargador Ferreira Pinto, em Alcântara.  

Autor: Camila de Alencar Andrade
Foto: Fabio Guimarães

Notícias relacionadas

Skip to content